Fechar
GP1

Brasil

Plano de saúde terá obrigação de substituir descredenciado e comunicar mudança

A lei foi aprovada nesta quarta-feira (23) e segue para a presidente sancionar o projeto.

Foi aprovado nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei do Senado que determina a substituição, pelo plano de saúde, do profissional que deixou de atender pelo convênio por outro equivalente, e estabelece a comunicação da mudança aos consumidores com 30 dias de antecedência.

Essa lei tem como objetivo evitar os descredenciamentos súbitos e imotivados tanto de profissionais como de clínicas, hospitais e laboratórios. Irá ser obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e seus prestadores de serviço (pessoas físicas e jurídicas).

Imagem: DivulgaçãoNova lei sobre planos de saúde foi aprovada na Câmara.(Imagem:Divulgação)Nova lei sobre planos de saúde foi aprovada na Câmara.

O projeto será encaminhado para a sanção da presidente da República, a menos que haja requerimento para que ele seja votado em Plenário.

O deputado Fábio Trad (PMDB-MS), que é relator da proposta, concluiu que os contratos darão maior segurança e estabilidade aos serviços prestados, e recomendou a aprovação do texto do Senado, para que a mudança entre em vigor imediatamente. Com isso, as emendas das comissões de Defesa do Consumidor, e de Seguridade Social e Família da Câmara foram desconsideradas.

Com a aprovação do texto, ficam dispensados dessa exigência os membros das cooperativas que operam planos de saúde, os estabelecimentos próprios das operadoras e os profissionais diretamente empregados pelos planos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.