Fechar
GP1

Piauí

Plantão Policial Civil de Gênero é inaugurado em Teresina

Somente mulheres atenderão as vítimas no plantão, delegadas e escrivãs, estarão à disposição todos os dias da semana.

 A Secretaria de Segurança Pública do Piauí inaugurou na noite desta quarta-feira (20), o Plantão Policial Civil Metropolitano de Gênero. O serviço funciona dentro da Central de Flagrantes de Teresina, com atendimento preferencial a crimes contra mulheres, travestis e transexuais vítimas de violência. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Inauguração da Central de Gênero(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Inauguração da Central de Gênero
Somente mulheres atenderão as vítimas no plantão, delegadas e escrivãs, estarão à disposição todos os dias da semana.  Elas foram capacitadas para seguir um protocolo de atendimento, que atenda à nova metodologia que está sendo adotada pelo Governo do Estado. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Margarete Coelho(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Margarete Coelho
Durante a inauguração, a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, ressaltou as lutas enfrentadas pelas mulheres em busca de mais espaço, valorização e dignidade. Em seu discurso lembrou-se de quando havia apenas uma delegacia da mulher no Piauí e comparou com o aparato atual de 10 delegacias no estado, sendo quatro delas na capital e seis no interior. Sobre o Plantão de Gênero, Margarete destacou o caráter acolhedor que o lugar deve ter. “É para as mulheres vítimas de violência no meio da noite, nas madrugadas, aos fins de semana. 24h por dia temos um plantão de gênero na Central de Flagrantes, pra onde ela pode se dirigir e vai ser acolhida dignamente. Nós temos espaço adequado, com brinquedoteca, com sala de repouso, com a porta aberta para que ela adentre e seja acolhida em busca de seus direitos”, declarou. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Fábio Abreu(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Fábio Abreu
O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, “Nós temos como meta um treinamento universal, ou seja, todos os policiais devem receber esse treinamento. Alguns, em específico, vão estar trabalhando diretamente com unidades especializadas em atendimento para mulheres, o exemplo é essa Central de Flagrantes em que nós teremos aqui como plantonistas policiais femininas em sua maioria, delegadas, escrivãs e agentes, assim como policiais militares femininas. Teremos também homens que farão participação nesse processo, uma vez que haverão prisões nesse percurso, em que há necessidade da presença do homem. Por isso o treinamento será universal para todos os policiais", disse. De acordo com o secretário já foram iniciados os cursos para os novos policiais militares e civis em formação e bombeiros do estado. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Parte da equipe da Central de Gênero(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Parte da equipe da Central de Gênero
Atendimento 
O plantão funciona das 21h até as 4h da manhã todos os dias, inclusive fins de semana. Também há uma delegada fixa que vai atender de 8h às 12h e das 14h às 18h. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Sala de repouso da Central de Gênero(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Sala de repouso da Central de Gênero
O protocolo de atendimento tem como base a Lei Maria da Penha, a Lei de Feminicídio, a Convenção Interamericana para prevenir punir e erradicar a violência contra a mulher e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, já que a Secretaria da Segurança vai garantir atendimento também aos travestis e transexuais. Todo o processo foi fixado na entrada da Central. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Protocolo de atendimento(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Protocolo de atendimento
Imagem: Rayane Trajano/GP1Delegada Vilma(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Delegada Vilma
Imagem: Rayane Trajano/GP1Margarete Coelho(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Margarete Coelho
Imagem: Rayane Trajano/GP1Delegada Eugênia Villa(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Delegada Eugênia Villa
 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.