Fechar
GP1

Polícia

PM-PI diz que todos os candidatos do concurso serão investigados

" Investigação social consistirá, ainda, na apuração,na comprovação da ausência de antecedentes criminais, relativos a crimes cuja punibilidade não esteja extinta", diz a nota.

A Diretoria de Comunicação (DCOM) da Polícia Militar do Piauí divulgou nota de esclarecimento referente a algumas informações disseminadas nas redes sociais, informando que alguns candidatos que foram classificados na primeira etapa do concurso, referente à prova objetiva, já haviam sido presos acusados de fraudes em outros certames.

Segundo a nota, todos os classificados precisam passar pelas cinco etapas, se ficar em alguma, já é imediatamente desclassificado. A última fase é exatamente a de Investigação Social, onde serão analisados os antecedentes dos candidatos.

“O julgamento desta etapa ficará a cargo da Polícia Militar do Piauí e terá por finalidade averiguar atos da vida pregressa e da vida atual do candidato, quer seja social, moral, profissional, impedindo que pessoas, com perfil incompatível, exerçam a função militar” e que “a investigação social consistirá, ainda, na apuração, na comprovação da ausência de antecedentes criminais, relativos a crimes cuja punibilidade não esteja extinta e não tenha ocorrido a reabilitação”, explicou a nota.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Policiais militaresPoliciais militares

Segundo a diretoria, nesse processo de investigação, a Polícia Militar fará também uma pesquisa a ser realizada “no bairro onde reside ou residiu o candidato, nos colégios onde estudou, nos locais onde trabalhou e nos órgãos públicos, de modo que, ao final, possa ser feita a avaliação de sua conduta social”.

A nota é finalizada, com a informação de que quem não passar nessa fase é imediatamente desclassificado. “Portanto, somente serão convocados para a matrícula no Curso de Formação os candidatos considerados classificados e aptos em todas as etapas deste Concurso e que estiverem dentro do limite de vagas estabelecidas pelo Edital”, afirmou.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento sobre as etapas do Concurso para Soldado da PMPI

A Diretoria de Comunicação (DCOM) da Polícia Militar do Piauí vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Somente fora publicado o resultado da 1ª etapa do concurso público para Soldado da PMPI. Os 480 classificados ainda serão submetidos às demais fases do concurso: exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

2. As quatro primeiras etapas são de responsabilidade do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí – NUCEPE.

3. A PMPI terá participação na 5ª etapa do concurso, referente à Investigação Social, conforme o edital:

“5.7.1. A investigação social, de caráter eliminatório (APTO OU INAPTO), será realizada a respeito do candidato, pela Policia Militar, através de seus órgãos e constará de uma pesquisa a ser realizada no bairro onde reside ou residiu o candidato, nos colégios onde estudou, nos locais onde trabalhou e nos órgãos públicos, de modo que, ao final, possa ser feita a avaliação de sua conduta social.

(...)

5.7.3. A investigação social consistirá, ainda, na apuração, na comprovação da ausência de antecedentes criminais, relativos a crimes cuja punibilidade não esteja extinta e não tenha ocorrido a reabilitação.

(...)

5.7.5. O julgamento desta etapa ficará a cargo da Polícia Militar do Piauí e terá por finalidade averiguar atos da vida pregressa e da vida atual do candidato, quer seja social, moral, profissional, impedindo que pessoas, com perfil incompatível, exerçam a função militar.

(...)

5.7.7. Será eliminado do Concurso o Candidato que, mesmo aprovado na Prova Escrita Objetiva e considerado APTO nos Exames de Saúde, Aptidão Física e Psicológico, seja considerado INAPTO na Investigação Social.”

4. Portanto, somente serão convocados para a matrícula no Curso de Formação os candidatos considerados classificados e aptos em todas as etapas deste Concurso e que estiverem dentro do limite de vagas estabelecidas pelo Edital.

Teresina, 26 de julho de 2017

Diretoria de Comunicação Social – DCOM

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.