Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia deflagra operação contra ação de hackers no Piauí

A organização criminosa também atuava na revenda de veículos em Teresina, oriundos do Ceará e com restrições judiciais, denominados de veículos "picanha".

Brunno Suênio/GP1 1 / 10 Chegada de presos no Greco Chegada de presos no Greco
Brunno Suênio/GP1 2 / 10 Delegada Rejane Piauilino Delegada Rejane Piauilino
Brunno Suênio/GP1 3 / 10 Frontier apreendida Frontier apreendida
Brunno Suênio/GP1 4 / 10 Golf apreendido Golf apreendido
Brunno Suênio/GP1 5 / 10 Motocicleta apreendida Motocicleta apreendida
Brunno Suênio/GP1 6 / 10 Movimentação de policiais no Greco Movimentação de policiais no Greco
Brunno Suênio/GP1 7 / 10 Rejane Piauilino Rejane Piauilino
Brunno Suênio/GP1 8 / 10 Delegado Cadena participou das diligências Delegado Cadena participou das diligências
Brunno Suênio/GP1 9 / 10 Materiais apreendidos Materiais apreendidos
Lucas Dias/GP1 10 / 10 Sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) Sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco)

A Polícia Civil do Estado do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), em conjunto com a Polícia Interestadual (Polinter), e a Polícia Civil do Estado do Ceará, deflagraram a Operação Phishing nas primeiras horas desta quarta-feira (23), com o objetivo de combater a ação de hackers, como também apurar crimes de furto mediante fraude, por meio da internet, e praticados por uma organização criminosa especializada (hackers). Estão sendo cumpridos mandados judiciais em Teresina-PI, Timon-MA e em Fortaleza-CE.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a organização criminosa também atuava na revenda de veículos em Teresina, oriundos do Ceará e com restrições judiciais, denominados de veículos "picanha". A investigação foi iniciada em novembro de 2015, quando uma pessoa denunciou o esquema à polícia. Segundo o Greco, ela havia emprestado seu cartão bancário para o grupo fazer o depósito de uma grande quantia em dinheiro e, depois, teve a conta bloqueada pelo banco. Os criminosos começaram a cobrar o valor e ameaça-la de morte.

Quatro pessoas já foram presas no Piauí e no Maranhão, três delas em Teresina. Elas foram identificadas como Denis Breno Silva Azevedo; Giannyni Rafael Alves Nepomuceno, vulgo "Rafael Olhão"; Anna Joaquina Queiroz do Nascimento, e Ismael Carlos Vieira da Silva, vulgo "Catita", de Timon. O crime que eles devem responder é furto mediante fraude. 

Em entrevista ao GP1, a delegada Rejane Piauilino, do Greco, informou que os policiais civis do Piauí e do Ceará ainda estão dando cumprimento aos mandados judiciais, que foram expedidos pelo Juiz de Direito Dr. Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira, da Central de Inquéritos de Teresina-PI.

“Alguns estão em Fortaleza, mas eles são do Piauí. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária. Até o momento, quatro pessoas já foram presas, e as equipes estão em campo para poder cumprir o restante de mandados judiciais”, informou a delegada Rejane Piauilino.

Ainda segundo ela, os criminosos invadiam as contas bancárias e depois faziam muitas transferências, conquistando outras pessoas que emprestavam e davam os cartões de créditos para eles. Os valores roubados ainda não foram contabilizados.

“Foram apreendidos computadores, celulares e cartões de créditos, como também alguns veículos, modelo Camaro e Mercedes. Apenas em uma noite, eles chegaram a gastar dez mil reais em na Pink, no Café Del Mar. Eles frequentavam esses lugares e costumavam gastar muito nesses lugares, além disso sempre apareciam ostentando em redes sociais", afirmou a delegada Rejane Piauilino.

"Eles diziam: ‘olha, a gente vai fazer uma transição bancária. Nós vamos depositar nas suas contas e posteriormente, você me empresta o seu cartão. A gente vai ficar 24 horas com o seu cartão e depois vamos dar uma porcentagem desse valor’. Um desses valores, eles conseguiram sacar em torno de noventa mil reais em uma conta. Eles utilizavam também máquinas de cartão de crédito e costumavam pagar boletos bancários, antes que o banco conseguisse bloquear a conta daquelas pessoas", finalizou.

Phishing

“Phishing” é uma forma de fraude em que o atacante tenta apreender informações (credenciais de login ou informações de conta) por meio de e-mail ou mensagens instantâneas, bem como outros canais de comunicação. Normalmente, a vítima recebe uma mensagem que parece ter sido enviada por contato ou organização conhecida. Os phishers utilizam redes sociais e outras fontes para reunir informações básicas sobre as vítimas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.