Fechar
GP1

Política

Polícia divulga áudio em que Delano negocia licitação

Na gravação fica claro que o prefeito usa de artifícios para dispensar licitações da prefeitura de Redenção do Gurgueia.

A Polícia Civil do Piauí divulgou uma gravação em que o prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Parente, negocia um processo de licitação com um de seus interlocutores identificado apenas como Marcelo. No áudio fica claro que o prefeito usa de artifícios para dispensar licitações na prefeitura. 
 
“Em vez de fazer um projeto só, com tudo, tem que dividir em duas mesmo, que aí não dá licitação, né?” propõe Marcelo no áudio. O prefeito rebate e diz que há fiscalização. “Mas a dispensa, só poderia fazer outra em janeiro (de 2016). É só uma por ano que a lei permite. Se fizer desse jeito aí, ele vai dizer que você fracionou a despesa. O Tribunal pega”, diz ele. 
 
Por fim, Marcelo faz uma declaração que evidencia a prática das fraudes anteriormente. “Nesse caso, vai ser feito do mesmo jeito que eu fazia as outras aí? Só o projeto, um só pra o projeto e outro para as obras?”, pergunta ao prefeito. 

O prefeito Delano confirma e diz que é para realizar a fragmentação."Um só para o projeto outro pras obras", declara.  “Vou agilizar aqui”, afirma Marcelo ao prefeito. 
 

Entenda o caso 
 
O prefeito Delano Parente foi preso na manhã desta quinta-feira (14), durante a Operação Déspota, acusado de participar de um esquema para realização de fraudes em processos licitatórios. 
 
Imagem: Priscila Caldas/GP1Prefeito Delano Parente chegando ao Gaeco(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Prefeito Delano Parente chegando ao Gaeco
Além do prefeito, foi preso o pai dele, Aldenes de Sousa Nunes, que é secretário municipal de Infraestrutura e outros secretário do município. O vereador Francisco das Chagas Macedo de Andrade (PCdoB), o ex-secretário de saúde, Julimar Pereira Borges; ex-presidente da Comissão de Licitação, Romário Alves de Figueredo, além dos empresários Luis Nonato Dias da Silva e Arnilton Pereira do Lago também foram detidos. 
 
Dois advogados também foram presos acusados de participação no esquema, um deles, Igor Martins, já havia sido denunciado ao Tribunal de Justiça por fraudar processo licitatório em conjunto com o prefeito de Oeiras, Lukano Sá. 
Imagem: DivulgaçãoAdvogado Igor Martins(Imagem:Divulgação)Advogado Igor Martins
Durante toda a tarde e o início da noite de hoje, o prefeito Delano Parente prestou depoimento no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), localizado na zona leste de Teresina. 
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.