Fechar
GP1

Brasil

Polícia Federal deflagra 39ª fase da Operação Lava Jato

PF cumpre mandados judiciais na manhã desta terça-feira (28).

A Polícia Federal (PF), deflagrou na manhã desta terça-feira (28), a 39ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Paralelo, em uma referência ao mercado clandestino de valores e a atuação dos investigados.. A PF cumpre mandados judiciais no Rio de Janeiro, expedidos pelo juiz federal Sergio Moro. 

Segundo a PF, a investigação procura apurar a atuação de operadores no mercado financeiro em benefício de investigados no âmbito da Operação Lava Jato. A atuação teria se dado no âmbito de uma corretora de valores, que é suspeita de ter realizado a movimentação de recursos de origem ilícita para viabilizar pagamentos indevidos de funcionários e executivos da Petrobras.

  • Foto: UolPolícia FederalPolícia Federal

A investigação ainda tem como objetivo apurar a responsabilidade criminal de um ex-executivo da Diretoria de Engenharia e Serviços da Petrobras, apontado como o beneficiário de diversos pagamentos em contas clandestinas no exterior, feitos por empreiteiras que contrataram com a empresa. O termo "paralelo" é utilizado em uma simples alusão a atuação clandestina à margem dos órgãos de controles oficiais do mercado financeiro por parte dos investigados.

De acordo com informações do Estadão, a última fase da Lava Jato foi deflagrada em 23 de fevereiro. A Operação batizada de Blackout, prendeu os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, apontados como operadores do PMDB. Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Rio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.