Fechar
GP1

Piauí

Polícia Federal no Maranhão cumpre mandados em Teresina

O objetivo é reprimir crimes previdenciários.

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), Operação Quilópode em parceria com o Ministério do Trabalho e da Previdência Social e o Ministério Público Federal a fim de reprimir um esquema de crimes previdenciários nas cidades maranhenses de Caxias, São Luís, Presidente Dutra, Codó, Vargem Grande , Paço do Lumiar, Barreirinhas, e em Teresina no Piauí.
Imagem: Lucas Dias/GP1Polícia Federal do Maranhão cumpre mandados em Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Polícia Federal do Maranhão cumpre mandados em Teresina
A organização criminosa agia desde 2010, falsificando documentos públicos para receber concessões de benefícios de amparo social ao idoso, com titulares fictícios, criados para possibilitar a fraude.

A polícia iniciou as investigações em 2012, e conseguiu identificar a participação de funcionários do INSS, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, que atuavam na concessão e atualização dos benefícios e na efetivação de empréstimos consignados. O prejuízo calculado inicialmente é de aproximadamente R$ 11 milhões, considerando os valores pagos em benefícios.

Participaram da operação, 100 policiais federais e cinco servidores da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR), vinculada ao Ministério da Previdência Social.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e cinco mandados de condução coercitiva, além de confiscos de bens e valores. Dentre os mandados, consta uma determinação para que o INSS suspenda o pagamento de 288 benefícios, com grandes indícios de fraudes, e que serão submetidos a auditoria.

A expressão Quilópode, “aquele que possui mil patas”, tem origem grega e deu nome à operação em referência à grande abrangência do esquema criminoso, que atuou em diversas cidades, envolvendo órgãos públicos e instituições financeiras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.