Fechar
GP1

Piauí

Policiais participam de audiência no Ministério Público do Piauí

Os policiais militares estão parados em todo o estado do Piauí.

Na manhã desta segunda-feira (30), aconteceu uma audiência do Promotor de Justiça da Fazenda Pública, Fernando Ferreira dos Santos, com as Associações Militares Unidas e a Coronel Solange Maria Macedo Lima, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto, a fim de discutir a paralisação dos militares.
Imagem: Thais Guimarães/GP1Audiência reuniu Militares e representantes do movimento Juntos Somos Mais Fortes(Imagem:Thais Guimarães/GP1)Audiência reuniu Militares e representantes do movimento Juntos Somos Mais Fortes
Na reunião, os representantes das associações unidas afirmaram que a Polícia Militar está parada em todo o Estado, e defenderam o "Polícia Legal". Segundo o presidente das Associações Unidas, coronel Carlos Pinho, o movimento tem adesão de 90% dos policiais.

“Entendemos que a falta de policiamento põe em risco a sociedade, por isso esperamos resposta mediata. Essa paralisação acontece por conta da intransigência do Estado, considerando que tentamos articular uma negociação desde maio, para tratar da ilegalidade atualmente instalada na Polícia Militar, e o Governo se recusa a abrir uma porta de diálogo”, declarou.
Imagem: Thais Guimarães/GP1Presidente das Associações Unidas, Carlos Pinho(Imagem:Thais Guimarães/GP1)Presidente das Associações Unidas, Carlos Pinho
Ainda de acordo com o presidente, a ilegalidade citada consiste na ausência de estrutura para execução lícita do trabalho de policiamento ostensivo, uma vez que o Governo não estaria fornecendo equipamentos suficientes e de boa qualidade, além das viaturas dos batalhões estarem em péssimas condições de circulação, com documentos atrasados.

Ao final, foi encaminhada uma próxima reunião, marcada para o dia 07 de dezembro, com o objetivo de discutir, além das pautas já apontadas, a lei de organização básica da Polícia Militar e as possíveis irregularidades na cessão de Policiais Militares para órgãos públicos. Foi alertado que é fundamental a presença do Comandante Geral da PM, ou seu representante, com poderes para decisão.

O promotor Fernando Ferreira dos Santos, explicou que é importante chegar a um consenso. “É importante resolver a situação a fim de voltar a garantir a segurança da população. Esperamos na próxima reunião, o comandante geral da Polícia Militar, para que as decisões sejam tomadas”, pontuou.
Imagem: Thais Guimarães/GP1Promotor Fernando Ferreira dos Santos(Imagem:Thais Guimarães/GP1)Promotor Fernando Ferreira dos Santos
O secretário de Segurança, Fábio Abreu, confirmou que foi solicitado ao Ministério da Justiça o aumento do número de policiais da Força Nacional no Piauí. Esta é uma das ações alternativas para garantir assistência à população durante movimento da Polícia Militar.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu(Imagem:Francisca Pinto)Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.