Fechar
GP1

Saúde

População denuncia casa abandonada na zona sul de Teresina

De acordo com os moradores da quadra 02 do Parque Piauí, há mais de 10 anos a casa está desabitada, oferecendo riscos aos vizinhos.

Os moradores do bairro Parque Piauí denunciaram ao GP1 as más condições de uma casa abandonada, localizada na quadra 02, que está causando problemas para quem mora nas proximidades do endereço, em frente a Praça São Pedro.
Imagem: Lucas Dias/GP1Moradores comentam a constante visita de usuários de drogas na casa abandonada(Imagem:Lucas Dias/GP1)Moradores comentam a constante visita de usuários de drogas na casa abandonada
Ao tentar encontrar o endereço, a nossa reportagem foi abordada por uma equipe de limpeza de uma empresa, que presta serviços para a Prefeitura Municipal de Teresina. Uma das funcionarias que limpava a praça indagou: “É reportagem? Eu tô orando a Deus que destruam aquela casa. Tá cheia de mosquito da dengue [Aedes aegypti]”, desabafou a trabalhadora.
Imagem: Lucas Dias/GP1Casa abandonada(Imagem:Lucas Dias/GP1)Casa abandonada
Ao chegar até a residência o GP1 foi abordado pela idosa Eugênio Rosa, que mora duas casas depois. “Eu moro aqui há 21 anos e está com mais de 10 anos que não vive ninguém aí. Ela foi alugada algumas vezes, mas hoje tá para cair e ninguém faz nada. O meu medo são as doenças desse mosquito. Aqui mesmo na rua tem duas gestantes”, ponderou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Casa abandonada do bairro parque piauí(Imagem:Lucas Dias/GP1)Casa abandonada do bairro parque piauí
No local, vasilhames que podem acumular água, bastante mato, lixo, que acumulados trazem doenças para a vizinhança. A moradora logo ao lado tem receio também da insegurança. “Um dia desses eu tava em casa e ouvi um barulho. Quando fui na porta vi um homem saindo dessa casa, mas lá não tem nada, só mato e cupim que tá vindo para as nossas”, denunciou a moradora.
Imagem: Lucas Dias/GP1Muitas cadeiras de escolas foram encontradas na casa abandonada(Imagem:Lucas Dias/GP1)Muitas cadeiras de escolas foram encontradas na casa abandonada

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a SDU Sul, a qual informou que a Gerência de Zoonoses (Gezoon), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem equipes que são autorizadas a fazerem vistorias em imóveis abandonados em Teresina, através do serviço denominado “Ingresso Forçado”.

Em contato com a Gerência de Zoonoses a equipe de reportagem registrou a denúncia. E o setor responsável pelas vistorias informou que as visitas são feitas as terças e quintas, nos turnos manhã e tarde, e que a residência abandonada localizada no Parque Piauí, deverá passar por verificação até a próxima semana. Para que umas dessas autoridades sanitárias e agentes de combate às endemias se desloquem até a residência fechada com suspeita de focos do mosquito Aedes aegypti, basta que seja feita uma denúncia pelo Disque Dengue (0800 286 0007) ou pelo aplicativo Colab, onde os denunciantes podem informar a localização e enviar fotos do lugar para a equipe.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.