Piauí - Teresina

População reclama das novas paradas de ônibus em Teresina

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito afirma serão instalados mais de 70 novas paradas. O novo modelo de abrigo terá quatro opções de diferentes dimensões.

LUCAS MARREIROS

- atualizado

A Prefeitura de Teresina anunciou a instalação de novos pontos de ônibus em julho deste ano. Nas últimas semanas, várias áreas da cidade já passaram a contar com os novos abrigos para passageiros e a população já teve a chance de analisar a mudança.

Uma usuária do transporte público da capital, que preferiu não ser identificada, estava esperando um ônibus na Avenida Marechal Castelo Branco, bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina, nesta quinta-feira (03) e avaliou o novo modelo. "Não gostei, achei muito quente, não protege do sol", disse ao GP1.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Acentos para usuários de ônibusAcentos para usuários de ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) afirma que dentro de 10 meses serão instalados mais de 70 novas paradas. O novo modelo de abrigo terá quatro opções de diferentes dimensões para uma melhor adaptação ao local em que será implantado e haverá área para cadeirantes.

“Não acho que proteja da chuva, embora não chova durante boa parte do ano, a gente sabe que tem um período que chove muito e isso sempre foi um problema para quem espera ônibus, que tem que procurar abrigo onde der, mas o jeito agora é esperar para ver”, afirmou a estudante universitária Daniela Andrade, que pega ônibus diariamente na Avenida Joaquim Nelson, bairro Dirceu Arcoverde.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Usuários reclamam das paradas de ônibusUsuários reclamam das paradas de ônibus

De acordo com a Diretora de Transportes Públicos da Strans, Cintia Machado, além da mudança de estrutura, algumas paradas vão ser alteradas. "Estamos realizando uma reorganização, pois com a implantação dos terminais alguns abrigos ficaram subutilizados, por isso estamos fazendo uma remanejamento", explicou.

A Prefeitura de Teresina afirma que as novas estruturas servem para acomodar os passageiros que aguardam o transporte coletivo e para que os passageiros aguardem as conduções com conforto e segurança, além de estarem protegidos contra as intempéries.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Teto da parada de ônibus Teto da parada de ônibus

"A melhor (parada) até hoje é uma de concreto, ainda têm algumas delas na Avenida Maranhão. O problema não é o modelo. Não era para ter muitos bancos, nem uma cobertura pra proteger 100% do sol ou da chuva, porque era para se esperar muito pouco tempo por um ônibus. Então seria apenas um local de passagem, mas a realidade não é bem essa", pontuou o funcionário público Pablo Pinheiro.

Mais conteúdo sobre: