Fechar
GP1

Piauí

Pousada em Barra Grande onde médico caiu de sacada está irregular

A afirmação foi feita após apresentação de relatório feito por engenheiros do CREA-PI.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) divulgou durante entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (30), um relatório técnico de vistoria predial em pousadas e hotéis localizados nos municípios de Luís Correia, Coqueiro e Cajueiro da Praia, no Litoral do Estado.
Imagem: Lucas Dias/GP1Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI)(Imagem:Lucas Dias/GP1)Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI)
O relatório apresentado teve como objetivo relatar o estado físico e as condições de uso das pousadas do litoral, e para isso 21 estabelecimentos foram fiscalizados, no período de 20 a 22 de janeiro de 2016.
Imagem: Lucas Dias/GP1Coletiva de Imprensa no CREA-PI(Imagem:Lucas Dias/GP1)Coletiva de Imprensa no CREA-PI
Os critérios de avaliação se deram conforme os seguintes itens: instalações físicas, elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de acessibilidade. “Não fizemos testes e nem medições, mas percebemos que os maiores problemas são erros decorrentes de construção e manutenção desses locais”, disse o coordenador da equipe de fiscalização, Teodoro Reinaldo, engenheiro civil.
Imagem: Lucas Dias/GP1Teodoro Reinaldo, Engenheiro Civil(Imagem:Lucas Dias/GP1)Teodoro Reinaldo, Engenheiro Civil
Segundo o Presidente do CREA-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, os problemas encontrados no litoral do Piauí refletem em todo o Estado. “Então se faz necessário que os proprietários desses estabelecimentos se preocupem com tais estruturas e as prefeituras realizem vistorias continuamente. Além do Corpo de Bombeiros, que mesmo com deficiência de pessoal, também deve fiscalizar esses hotéis e pousadas”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, Presidente do CREA-PI(Imagem:Lucas Dias/GP1)Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, Presidente do CREA-PI
“Nós não temos a obrigação real de fazer pareceres técnicos sobre algumas coisas, mas quando um problema como esse acontece, a nossa função é alertar a sociedade”, complementou se referindo ao acidente que vitimou um turista goiano, além de ter deixado a esposa ferida; como também um outro ocorrido envolvendo um professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Hélio Queiroz.

“A maioria dos problemas é falta de manutenção e tecnologia na hora das construções, que são feitas rusticamente, o que é bonito e não o que é seguro, como delimita a engenharia”, pontuou Ronald do Monte Santos, Engenheiro Mecânico.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ronald do Monte Santos, Engenheiro Mecânico(Imagem:Lucas Dias/GP1)Ronald do Monte Santos, Engenheiro Mecânico
Em relação as licenças dos locais fiscalizados, segundo o CREA-PI, todos eles possuem, mas apenas um estava com o documento em dia, ou seja, 20 dos 21 estabelecimentos de hospedagem no Litoral do Piauí estavam com as licenças atrasadas durante o período de fiscalização realizada pelo órgão.
Imagem: Lucas Dias/GP1CREA-PI apresenta relatório de vistorias em hotéis e pousadas do Litoral do Piauí(Imagem:Lucas Dias/GP1)CREA-PI apresenta relatório de vistorias em hotéis e pousadas do Litoral do Piauí
Além da licença, foram analisados os seguintes documentos: laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, laudo de vistoria da Vigilância Sanitária, ART/Alvará de Construção.

Os principais sistemas construtivos das pousadas/hotéis vistoriados com base em elementos aparentes, considerando o estado de conservação e os matérias utilizados na construção, se deu por meio de análise das estruturas de concreto armado: pilares, lajes e vigas; vedação e alvenarias - revestimentos e fachadas; instalações elétricas - entrada de energia, fiação, refletores de iluminação; Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA); instalações hidros-sanitárias; cobertura e impermeabilização; combate de incêndio - Plano de Preservação e Combate contra incêndio (PPCI).
Imagem: Lucas Dias/GP1Paulo Brandão Alexandre, Engenheiro Civil(Imagem:Lucas Dias/GP1)Paulo Brandão Alexandre, Engenheiro Civil
“Eu quero tranquilizar a todos e dizer que o litoral do Piauí tem boas condições para receber turistas, mas precisamos melhorar esse método construtivo”, finalizou Herbert Sousa, Engenheiro Civil.
Imagem: Lucas Dias/GP1Herbert Sousa, Engenheiro Civil.(Imagem:Lucas Dias/GP1)Herbert Sousa, Engenheiro Civil.

Casa da Tartaruga

A pousada “Casa da Tartaruga”, no povoado de Barra Grande, onde o médico Paulo César de Carvalho Teles, caiu da sacada e não resistiu vindo a morrer, foi um dos estabelecimentos fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí.
Imagem: Divulgação/CREA-PICasa da Tartaruga(Imagem:Divulgação/CREA-PI)Casa da Tartaruga
O local funciona há dez anos. Durante a fiscalização, não foram apresentados alvará de funcionamento, como também laudos de vistorias do Corpo de Bombeiro e da Vigilância Sanitária.
Imagem: Divulgação/CREA-PIA pousada fica no povoado Barra Grande, município de Cajueiro da Praia(Imagem:Divulgação/CREA-PI)A pousada fica no povoado Barra Grande, município de Cajueiro da Praia
A estrutura física é de paredes em alvenaria, mas em bom estado de conservação, porém a cobertura, que é feita em palha e pau redondo apresentou uma situação ruim.
Imagem: Divulgação/CREA-PITeto da Casa da Tartaruga(Imagem:Divulgação/CREA-PI)Teto da Casa da Tartaruga
As instalações elétricas internas estão com fiação sem proteção (eletrodutos) e luminárias inadequadas. As instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas exteriores estão em perfeito estado de conservação. No combate a incêndio, possui apenas um extintor e com validade vencida.

A fossa e a limpeza externa estão em perfeito estado de conservação. O corrimão, que é algo irreal na maioria dos estabelecimentos fiscalizados, na Casa da Tartaruga está em madeira redonda e prego sem entalhe na madeira, ou seja, em péssimo estado de conservação.

Imagem: Divulgação/CREA-PICasa da Tartaruga foi avaliado pelo CREA-PI(Imagem:Divulgação/CREA-PI)Casa da Tartaruga foi avaliado pelo CREA-PI

O corredor está conforme normas técnicas; não possui acessibilidade; a madeira da escada é helicoidal em estado de conservação regular; instalação elétrica exterior em perfeito estado de conservação; a coleta de lixo é executada pela Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia; e o fornecimento de água foi analisado pela falta de sistema de abastecimento de água, pois é fornecido através de carro pipa.

Imagem: Divulgação/CREA-PIProblema estrutural encontrado em pousada do litoral do Piauí(Imagem:Divulgação/CREA-PI)Problema estrutural encontrado em pousada do litoral do Piauí

De acordo com o CREA-PI, em depoimentos colhidos no local, alguns afirmaram que a Casa Tartaruga não era pousada, mas outros diziam o contrário, então para resolver o impasse, foi pesquisado na internet, no site Trivago.Com, e no mesmo ela se apresentava como pousada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.