Fechar
GP1

Brasil

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina hoje

As eleições deste ano são para definir os novos prefeitos e vereadores de todos as cidades brasileiras.

O prazo para tirar o primeiro título de eleitor, realizar a transferência de local para votação ou solicitar a alteração de endereço no título (mesma cidade) para votar nas eleições deste ano termina hoje (04). Conforme o calendário eleitoral, a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontecerá dia dois de outubro.

Imagem: Justiça Eleitoral Título de eleitor(Imagem:Justiça Eleitoral )Título de eleitor

Os interessados devem comparecer ao cartório mais próximo de sua residência, e apresentar: documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (para homens maiores de 18 anos). Para os que querem fazer a transferência de domicílio eleitoral, devem levar o título antigo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que o cidadão com deficiência é um eleitor comum e também tem a obrigação de votar, assim como todas as pessoas que tenham entre 16 e 18 anos e sejam alfabetizadas. Agora, para analfabetos, menores de idade ou com mais de 70, o voto é opcional.

Aqueles eleitores que estiverem com o título cancelado por terem deixado de votar na última eleição também têm até esta quarta-feira para regularizar a situação. Vale ressaltar que estes pagarão multa porque o voto é obrigatório.

As eleições deste ano são para definir os novos prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros. Nas cidades que precisar ter segundo turno, ocorrerá no dia 30 de outubro. Quem tiver a obrigação de votar, não comparecer e nem justificar terá o título cancelado e ficará proibido de várias vantagens, como: tirar passaporte, assumir cargo público, fazer financiamento em banco público, se matricular em instituição federal, entre outros.

Até ontem (03), o TSE havia registrado 6.742.664 pedidos de alistamento eleitoral (emissão do primeiro título), 4.213.920 solicitações de transferência de domicílio eleitoral e 145.537.177 eleitores. Os dados oficiais devem ser divulgados pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) em julho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.