Fechar
GP1

Piauí

Prédio condenado pela Defesa Civil em Picos continua abandonado

Mais de dois meses após sofrer um incêndio o prédio da 9ª Gerência Regional de Educação continua abandonado e sem segurança.

Condenado pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros desde o início do ano, o prédio da 9ª Gerência Regional da Educação em Picos continua abandonado e sem a segurança armada prometida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Imagem: José Maria Barros/GP1Prédio está abandonado há quase um ano(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prédio está abandonado há quase um ano

Como oferecia riscos aos servidores da 9ª Gerência Regional da Educação, o prédio foi desocupado em janeiro deste ano. A partir de fevereiro o órgão passou a funcionar provisoriamente em três salas cedidas pela Escola Normal e Oficial de Picos.

Sem segurança, o prédio, que fica situado na rua Monsenhor Hipólito centro de Picos, passou a servir de abrigo para vândalos e viciados em drogas. Na tarde de 13 de setembro deste ano, foi alvo de um incêndio, provavelmente criminoso. O fogo destruiu pelo menos duas salas que estavam lotadas de livros.
Imagem: José Maria Barros/GP1Portão de entrada do prédio está quedrado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Portão de entrada do prédio está quedrado
Antes, no dia 9 de abril deste ano, o local já havia sido alvo da ação de vândalos. Na oportunidade, eles arrombaram diversos armários e espalharam documentos e materiais de expediente pelo chão. Também picharam suásticas nazistas na sala da gerente da regional.

Reforma

Durante visita a cidade de Sussuapara no último dia 22 de setembro, a secretária estadual de Educação, deputada Rejane Dias (PT), disse ao GP1 que já havia autorizado o diretor administrativo da Seduc a providenciar, de imediato, uma vigilância armada para o local. Depois, seria providenciada a reforma do prédio.

Segundo a secretária, como o prédio foi condenado, os servidores foram transferidos provisoriamente para outro espaço. “De imediato, até darmos inicio a reforma, primeiro nós vamos colocar vigilância. Isso até a preparação do orçamento para recuperação do local” – prometeu a secretária da Educação, Rejane Dias.

Dois meses após a promessa da secretária Rejane Dias, nem a segurança armada foi implantada, nem a reforma do prédio teve início. Enquanto isso, a 9ª Gerência Regional da Educação continua funcionando em um local inadequado e sem a menor estrutura, cedido provisoriamente pela Escola Normal.

Inaceitável

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB, disse que o legislativo precisa intervir junto ao governador, para que resolva, de imediato, o problema de abandono da sede da 9ª Gerência Regional da Educação.
Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente da Câmara cobra ação urgente do governo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Presidente da Câmara cobra ação urgente do governo

“Não podemos aceitar que um prédio tão importante e bem localizado como aquele esteja numa situação precária, totalmente abandonado. Ficamos tristes! A mulher do governador é a secretária estadual da Educação e poderia dar uma atenção maior a esse pleito” – sugeriu Hugo Victor.

Para o vereador, um prédio da importância que é a sede da 9ª Gerência Regional da Educação não pode está fechado. Ele defende uma ação imediata do governo do estado no sentido de que seja feita uma reforma do local, que há quase um ano está abandonado.

Imagem: DivulgaçãoIncêndio provocou estragos na Regional da Educação de Picos(Imagem:Divulgação)Incêndio provocou estragos na Regional da Educação de Picos
Imagem: DivulgaçãoLivros e cadernos espalhados pelo chão(Imagem:Divulgação)Livros e cadernos espalhados pelo chão
Imagem: DivulgaçãoPrédio já foi alvo de incêndio criminoso(Imagem:Divulgação)Prédio já foi alvo de incêndio criminoso

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.