Fechar
GP1

Brasil

Prefeita "ostentação" Lidiane Leite é afastada do cargo

A perda do mandato aconteceu após Lidiane Leite se ausentar da cidade por mais de 15 dias sem a autorização dos vereadores.

A Câmara Municipal de Bom Jardim cassou, em sessão extraordinária, na tarde deste sábado (5), o mandato da prefeita afastada Lidiane Leite. Segundo reportagem do G1, dos 13 vereadores, 10 compareceram à sessão extraordinária.

A perda do mandato aconteceu após Lidiane Leite se ausentar da cidade por mais de 15 dias sem a autorização dos vereadores. Ela está foragida desde o dia 20 de agosto, quando teve sua prisão decretada pela "Operação Éden", da Polícia Federal, que investiga desvios de verbas da educação referentes a merenda escolar e reforma de escolas.
Imagem: DivulgaçãoLidiane Leite(Imagem:Divulgação)Lidiane Leite está foragida há mais de 15 dias
A vice-prefeita, Malrinete Gralhada, que já havia assumido o cargo interinamente na semana passada, foi empossada no cargo de prefeita.

Apelação ao TJ

A defesa da prefeita afastada Lidiane Leite chegou a pedir ao Tribunal de Justiça a suspensão do mandato de segurança que dava interinamente a Malrinete Gralhada (PMDB) o comando da prefeitura de Bom Jardim.

Na petição, Lidiane contestava a posse de Gralhada e dizia que a atitude era uma “verdadeira e grave ingerência do Poder Judiciário sobre as esferas de atuação do Poder Executivo Municipal”. A presidente e desembargadora do TJ, Cleonice Silva Freire, negou o pedido feito pela defesa da prefeita

Habeas Corpus negado


No dia 26 de agosto, a ministra do Superior Tribunal de Justiça Maria Thereza de Assis Moura negou o Habeas Corpus impetrado pela defesa de Lidiane Leite solicitando a revogação da prisão preventiva da gestora.

Interpol

A Interpol colocou o nome da ex-prefeita Lidiane Leite, na lista de procurados da instituição, a chamada “Difusão Vermelha”.

Prefeita "ostentação"


Lidiane teve uma vida humilde e vendia leite na porta da casa da mãe, em Bom Jardim, antes de ser eleita. Ela se candidatou a prefeita depois que o namorado Beto Rocha teve a candidatura impugnada e acabou eleita.
Imagem: DivulgaçãoLidiane Leite(Imagem:Divulgação)Lidiane Leite
Após assumir o cargo, começou a ostentar luxo na internet. A rotina de viagens, festas, roupas caras, veículos e passeios de luxo é incompatível com o salário de pouco mais de R$ 12 mil que recebia como prefeita.

Desvios da educação

O caso de desvios em Bom Jardim ganhou repercussão nacional após uma reportagem exibida no telejornal Bom Dia Brasil mostrando a precariedade das escolas no município.

A TV Globo obteve com exclusividade acesso a documentos da investigação de supostos desvios de recursos públicos da merenda escolar e da reforma de escolas. No dia 20 de agosto, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão de suspeitos por desvios de verbas da educação referentes à merenda escolar e à reforma de escolas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.