Fechar
GP1

Política

Prefeito Ademar Neto entra com ação contra ex-gestor Diocleciano Ferreira Nunes

Segundo o prefeito, a gestão do município sofreu vários bloqueios de recursos em virtude de irregularidades praticadas pelo ex-prefeito.

O prefeito de Cajazeiras, Ademar da Silva Carmo Neto, diante das dificuldades e problemas enfrentados pelo município, responsabilizou a gestão anterior pela situação a atual situação financeira da prefeitura.

Segundo o prefeito, a gestão do município sofreu vários bloqueios de recursos em virtude de irregularidades praticadas pelo ex-prefeito, Diocleciano Ferreira Nunes, que teria recolhido contribuições referentes ao INSS e não prestou contas com a Receita Federal.

De acordo com a denúncia, há, ainda, valores descontados em contracheques de funcionários, referentes a empréstimos consignados e os valores não teriam sido repassados para a Caixa Econômica Federal. Para a atual gestão, isso significa um atraso, visto que teve que arcar com as dívidas herdadas da gestão anterior.
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Aldemar(Imagem:Divulgação)Prefeito Aldemar da Silva
Outro problema encontrado pela atual gestão diz respeito a um convênio realizado entre o Município e o Fundo Nacional de Educação, que tinha por objetivo a construção de uma creche infantil. Segundo a denúncia, o ex-gestor desviou o dinheiro da construção, ao realizar o pagamento da empresa contratada sem que a obra tivesse sido executada. O então gestor pagou mais de 50% dos recursos que foram disponibilizados, sendo que de acordo com Laudo Pericial do FNDE somente 14% da obra encontra-se executada. Atualmente o FNDE determinou ao Município que termine a obra, contudo devido à ausência de recursos, o ente se vê obrigado a retirar dinheiro do Fundo de Participação do Município. Dinheiro este que poderia ser aplicado na melhoria de vida da população.

Sobre o caso anterior, a administração entrou com uma ação de Improbidade com pedido de ressarcimento ao erário e representação criminal junto ao Ministério Público Federal.

A rede de educação encontrava-se sucateada, com escolas em situação degradante, algumas em total abandono. Muitas dessas escolas tinham suam estrutura em palha de carnaúba, “onde os animais dormiam a noite, para preparar o ambiente para os alunos pela manhã”, disse o prefeito.

Todas essas irregularidades foram noticiadas ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através de relatório encaminhado pela Comissão de Transição em julho de 2013.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.