Fechar
GP1

Piauí

Prefeito de Antônio Almeida decreta Situação de Emergência em virtude da estiagem

Joaquim Batista Cavalcante Costa destacou em Decreto, a escassez de água tanto para consumo humano como para o consumo animal em toda a extensão territorial da zona rural do município.

 O prefeito do município de Antônio Almeida, Joaquim Batista Cavalcante Costa, decretou situação de emergência em toda a extensão territorial do município em virtude da estiagem que afeta a cidade.

De acordo com Decreto assinado e publicado pelo prefeito Joaquim Batista, publicado no Diário Oficial dos Municípios da última quinta-feira (24), as poucas, irregulares e mal distribuídas precipitações registradas neste ano no município, têm causado elevadas perdas agrícolas provocadas principalmente pela falta de chuvas durante o período de plantio e desenvolvimento inicial das culturas.
Imagem: Reprodução
Clique para ampliarJoaquim Batista Cavalcante Costa, prefeito de Antônio Almeida.(Imagem:Reprodução)Joaquim Batista Cavalcante Costa, prefeito de Antônio Almeida.

De acordo com dados colhidos pela Coordenação Municipal de Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente, e Inspeção Animal, as lavouras de arroz, feijão, milho e mandioca/macaxeira, tiveram perdas estimadas em 60%, 50%,70% e 55%, respectivamente.

O prefeito destacou no Decreto, a escassez de água tanto para consumo humano como para o consumo animal em toda a extensão territorial da zona rural do município. A agricultura de subsistência e a pecuária são as principais atividades econômicas da população da zona rural do município do sudoeste piauiense.

Ainda segundo o Decreto, as águas dos mananciais existentes são impróprias para consumo humano e o quadro de estiagem tende a evoluir no município.

O prefeito de Antônio Almeida, destacou ainda que os recursos financeiros do município não são suficientes para a recuperação dos danos provocados pelo desastre, bem como para restabelecimento da situação de anormalidade nas áreas atingidas e que a população clama por medidas urgentes e inadiáveis no sentido de amenizar o sofrimento das áreas afetadas.

Joaquim Batista Cavalcante Costa decretou então a existência de Situação Anormal, caracterizada como Situação de Emergência em toda a extensão territorial do município de Antônio Almeida, afetada pela estiagem.

O Decreto de Nº 006/2014 foi assinado na última quarta-feira (23).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.