Fechar
GP1

Política

Prefeito de José de Freitas contrata sem licitação fundação do Sul do Piauí

De acordo com Flávio Ermeson, Superintendente de Educação, não há nenhuma Fundação dentro do município de José de Freitas que pudesse realizar a função.

O prefeito de José de Freitas-PI, Josiel Batista da Costa (PSDC), dispensou a realização de licitação em um processo de seleção de instituição formadora do Programa Brasil Alfabetizado no ano de 2013 e contratou de forma direta (Inexigibilidade de Licitação), por 143 mil 983 reais e 15 centavos, a Fundação Antônia Almeida de Araújo, de Colônia do Gurguéia, no Sul do Piauí, para executar o programa no seu Município.

O prefeito Josiel Batista fez o contrato com a Fundação Antônia Almeida de Araújo (FAAA), no dia 20 de fevereiro de 2013, com vigência de 11 meses, com base no Artigo 24, inciso XIII, da Lei 8.666/93. O inciso XIII do artigo 24 da Lei 8.666/93 fala da contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos.

Imagem: ReproduçãoPrefeito Josiel Batista(Imagem:Reprodução)Prefeito Josiel Batista

Será que a Fundação Antônia Almeida de Araújo que tem o CNPJ nº 05.077.502/0001-34, e que consta como endereço o Município de Colônia do Gurguéia-PI, a 555 km de José de Freitas, no Sul do Piauí, que é menor que o Município de José de Freitas, tem todos esses requisitos que fala o inciso XIII do artigo 24 da Lei 8.666/93? Já que o prefeito Josiel Batista dispensou a licitação, não teriam um menor custo se ele tivesse contratado uma empresa da Capital do Piauí que fica a 48 km de José de Freitas ou até mesmo alguém do seu próprio Município, que tem capacidade para executar o Programa Brasil Alfabetizado, que é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos? Essas perguntas são importantes para que a população possa analisar e também indagar porque o prefeito Josiel foi buscar uma empresa tão distante do seu Município para executar o Brasil Alfabetizado em José de Freitas. Será que se contratasse uma instituição mais próxima de José de Freitas, os custos não seriam menor?

A Prefeitura de José de Freitas assinou o contrato com a Fundação de Colônia do Gurguéia-PI, através do Processo Administrativo nº 892/2013 e do Processo de Inexigibilidade nº 06/2013.

Programa Brasil Alfabetizado

O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na Região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Outro lado

De acordo com Flávio Ermeson, Superintendente de Educação, não há nenhuma Fundação dentro do município de José de Freitas que pudesse realizar a função. Ainda segundo ele, para ser contratada, a instituição precisa atender alguns requisitos do Governo Federal. “De acordo com as exigências, a Fundação precisa ter pelo menos 5 anos de experiência de educação continuada e até então não existia nenhuma aqui na cidade”, relatou.

Flávio contou ainda que uma Fundação foi inaugurada no ano passado em José de Freitas e que será verificado se ela poderá ser contratada e atuar na formação desses professores que participam do Programa Brasil Alfabetizado durante o ano de 2014. “Vamos verificar se a estrutura jurídica dessa Fundação está capacitada para atender e capacitar os professores do programa”, disse.

Por fim, Flávio falou que a Fundação Antônia Almeida de Araújo possui bastante experiência na área e que inclusive possui uma sede em Teresina.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.