Piauí - Picos

Prefeito de Picos Padre Walmir abre programação do V SaliVag

A solenidade de abertura do evento foi às 20 horas de ontem, 13, no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.

JOSÉ MARIA BARROS

- atualizado

Solenidade de abertura do Salivag

Com um discurso enaltecendo a homenageada, Irmã Maria Helena Matias, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), abriu oficialmente na noite de ontem, 13, a programação do V SaliVag – Salão do Livro do Vale do Guaribas. O evento segue até o próximo domingo, 17, com atividades literárias e culturais e exposição de livros.

Além do Padre Walmir a solenidade de abertura do SaliVag contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB); secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro; vereadores, auxiliares da administração e um número expressivo de pessoas.

Em sua quinta edição o SaliVag homenageia a irmã Maria Helena Matias, que por muitos anos foi diretora do Instituto Monsenhor Hipólito. Ela faleceu no dia 13 de março de 2008, em João Pessoas, na Paraíba, vítima de um Acidente Vascular Cerebral. Tinha 89 anos de idade. Na abertura do evento, uma irmã da homenageada, Maria José Matias, representou a família.

Maria José Matias, que é freira católica, disse que se sentia bastante sensibilizada com a homenagem prestada a sua irmã. Para ela, a iniciativa significa uma gratidão do povo de Picos para com irmã Maria Helena Matias pelos relevantes serviços à comunidade.

Expectativa

O presidente da Câmara, Hugo Victor, disse que se sentia alegre por participar de mais uma edição do Salão do Livro, cuja semente foi lançada há cinco anos, quando o atual prefeito, Padre Walmir (PT) era o vice-prefeito e ocupava a Secretaria Municipal de Educação. “O evento cresceu e hoje é referência em todo o estado do Piauí” – resumiu.

O Padre Walmir disse que a expectativa é de que esta edição do SaliVag seja mais prestigiada do que às vezes anteriores, principalmente pela vasta programação que foi elaborada e que recebeu elogios dos mais diferentes segmentos da sociedade civil organizada.

“A prova de que o SaliVag caiu no gosto do povo é que todos os espaços das palestras já estão reservados. E nossa intenção como gestor é que esse projeto cresça e se desenvolva, cumprindo o seu papel de levar cultura, arte e literatura para a comunidade” – ressaltou.

Palestrantes

Vários palestrantes de renome estão confirmados no SaliVag, dentre eles o jornalista Roberto Cabrini, Gabriel O Pensador, Gustavo Lacombe e Celso Antunes. Haverá também apresentações culturais com artistas da terra e de fora como Zé Geraldo e Banda.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB