Fechar
GP1

Santo Inácio do Piauí - Piauí

Prefeito decreta situação de emergência em Santo Inácio do Piauí

Recentemente, o Governo Federal reconheceu a situação anormal em outras 40 cidades piauienses.

O prefeito municipal de Santo Inácio do Piauí, Tairo Moura Mesquita, decretou estado de emergência em toda extensão territorial do município, por conta da seca. Recentemente, o Governo Federal reconheceu a situação anormal em 40 cidades piauienses, causada pela estiagem.

Conforme o documento, o levantamento Sistemático da Produção Agrícola realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstra perda total da safra agrícola causada pelas irregularidades das chuvas e os baixos índices pluviométricos ocorridos no município, desde 2016 até a presente data, sendo considerado um desastre natural por conta da estiagem.

Um monitoramento realizado pelo monitor de secas da Agência Nacional de Águas (ANA), demonstra uma redução drástica de chuvas em relação a períodos anteriores, causando inclusive perdas agrícolas. Além disso, os açudes e reservatórios encontram-se praticamente secos, onde o restante de água está impróprio para o consumo.

Para declarar emergência, o prefeito levou em consideração também o quadro de agravamento que evolui a cada dia e a real precariedade financeira por falta de recursos do município para executar ações que resolvam a situação e dê assistência às vítimas.

O decreto nº 03/2017 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na última sexta-feira (10), e tem vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.