Fechar
GP1

Piauí

Prefeito e Ministra da Cultura entregam dois CEUs em Teresina

Os espaços têm estrutura padrão e possuem sete mil metros quadrados, cada um.

Foi em clima de festa que os moradores do Portal da Alegria e Santa Maria da Codipi receberam dois novos espaços que irão aliar o esporte, a arte, a cultura e serviços socioassistenciais. São os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) que foram entregues na manhã desta terça-feira pelo prefeito Firmino Filho e pela ministra da Cultura, Ana Cristina Cunha.

Os espaços têm estrutura padrão e possuem sete mil metros quadrados, cada um. O local possui cineteatro, laboratório multimídia, biblioteca, quadra de eventos, salas multiuso, pistas para caminhada e de skate, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), entre outros espaços. “É com grande alegria que estamos aqui inaugurando esse espaço. É um aparelho comunitário da mais alta qualidade para essas regiões. Vai possibilitar a prática esportiva, o acesso a atividades culturais, qualificação profissional e ainda a oferta da política de assistência social. E com uma inovação: a gestão será compartilhada entre a Prefeitura, o Governo Federal e ainda a comunidade. A nossa intenção é que a comunidade ajude a conservar, a fiscalizar esses centros que foram construídos com um objetivo nobre”, pontuou o prefeito.
Imagem: Rômulo PiauilinoFirmino Filho(Imagem:Rômulo Piauilino)Firmino Filho

A ministra Ana Cristina ressaltou que a construção dos CEUs têm sido exitosa e que a política tem dado certo devido a parcerias implementadas com as Prefeituras. “A parceria com as Prefeituras é o que tem possibilitado levar os CEUs adiante. A nossa meta é 342 em todo o Brasil por meio do PAC 2, mas acreditamos que vamos avançar ainda mais. Ficamos felizes ao verificarmos a articulação que a Prefeitura de Teresina fez com as comunidades na implementação de um modelo de gestão, onde as comunidades também são responsáveis pela conservação do espaço. Os CEUs surgiram com uma proposta inovadora de levar as atividades diversas para próximo das comunidades. E estamos felizes de terem abraçado, com tanto carinho, essa proposta”, destacou.

Por meio dos CEUs, a comunidade também terá acesso a cursos de qualificação voltados para o mercado de trabalho. Para as obras dos dois espaços foram investidos aproximadamente R$7 milhões. Joana Ferreira, membro do Comitê Gestor do CEU Ana Maria Rego, no Portal da Alegria, destacou que a comunidade era só alegria com o novo equipamento. “Essa é uma grande benção para nossa comunidade. Éramos carentes desses espaços e de uma vez só ganhamos isso tudo. A comunidade está muito satisfeita”, frisou.

O CEU do Portal da Alegria leva o nome da atriz Ana Maria Rego, mãe do apresentador Beto Rego. Falando em nome da família homenageada, o apresentador ressaltou a importância do Centro e agradeceu a Prefeitura pela homenagem. “É através do esporte e da cultura que poderemos tirar nossas crianças e jovens da marginalidade. Esse CEU nos enche de esperança por dias melhores. Que isso possa ser continuo. Tenho certeza que minha mãe está em um lugar de mesmo nome: Ceu, e de lá está muito feliz com essa homenagem”, disse, emocionado.

Já na Santa Maria da Codipi, o CEU levou o nome de Vieira Toranga, em homenagem ao ex-vereador e liderança comunitária de Teresina. Helena Toranga, representante da família do homenageado, também agradeceu a honraria e destacou a luta e o trabalho de Vieira Toranga em prol dos mais necessitados. “Ele dizia que era muito trabalho, mas que fazia com amor. Ele foi uma pessoa que foi reconhecida pelo trabalho social, então, não há homenagem mais justa uma denominação de um espaço como esse que levará arte, cultura, esporte e serviços assistenciais para as comunidades mais carentes”, enfatiza.

Na zona Norte, como complementação da obra do CEU e para melhorar o acesso das comunidades ao local, a Prefeitura também investiu na pavimentação da área. A Av. Ministro Sérgio Motta, principal via de acesso ao local, foi prolongada até o residencial Francisca Trindade. Para isso foi investido aproximadamente R$ 1 milhão. A rua Francisco Nunes Rocha também foi toda calçada pela Prefeitura.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.