Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Prefeito Jailson Pio é denunciado ao TCE acusado de nepotismo

O prefeito que foi denunciado ao TCE afirmou ao GP1 que: "ainda não fui notificado, mas assim que eu for vou apresentar minha defesa".

Os vereadores de São Félix do Piauí denunciaram o prefeito José Jailson Pio ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por nepotismo. O gestor é acusado de fazer uma verdadeira 'farra de cargos' entre seus familiares na prefeitura do município. A denúncia foi apresentada no dia 30 de junho deste ano.

Segundo os vereadores, ao analisarem as portarias publicadas no Diário Oficial dos Municípios, constataram a existência de contratações de parentes do prefeito e vice-prefeito para ocupação de cargos públicos comissionados.

  • Foto: Facebook/Jailson PioJailson PioJailson Pio

Confira a relação dos nomeados: Maria das Graças Soares (Secretária de Finanças e esposa do prefeito), Francisco Antônio Pio Barbosa (Secretário de Desenvolvimento Econômico e irmão do prefeito), Eliane Maria Teixeira Pio (Secretária de Saúde e cunhada do prefeito), Manoel da Cruz Soares (Assessor Especial do Gabinete do Prefeito e cunhado do prefeito), Marcos Barbosa Nunes (Chefe Gabinete do prefeito e sobrinho do prefeito), Samara Cristina Soares Macedo (Diretora da Unidade Mista de Saúde e irmã do vice-prefeito), Maria do Socorro Rodrigues Castelo Branco Soares (Assessora Especial do Gabinete do Vice-Prefeito e esposa do vice-prefeito).

Os parlamentares destacaram ainda que “havendo qualificação técnica, possível é a nomeação. De outro modo, não possuindo o nomeado qualquer conhecimento, o ato é de burla à lei e, por consequência, deve ser cassado”.

Entretanto, consta na denúncia que os parentes nomeados pelo prefeito para os cargos políticos e diretivos não possuem nenhuma capacidade técnica. A secretária de Finanças, Maria das Graças Soares Pio, é acusada de não possuir qualificação técnica que a qualifique para ocupar o cargo, possuindo apenas ensino médio, e tendo como ocupação anterior professora de ensino fundamental.

O mesmo, de acordo com os vereadores, se aplica aos secretários de Saúde e Desenvolvimento Econômico que não possuem habilitação técnica para exercer as funções para as quais foram nomeados.

Os vereadores pedem ao TCE para que todos os parentes do prefeito e vice-prefeito nomeados sejam exonerados.

Outro lado

Procurado na tarde desta quinta-feira (17), o prefeito Jailson Pio informou que ainda não tinha conhecimento da denúncia. "Ainda não fui notificado, mas assim que eu for vou apresentar minha defesa", afirmou. Jailson disse ainda que a única parente em 1º grau nomeada é a sua esposa, secretária de Finanças e que os demais são todos de 3º grau.

Sobre a falta de qualificação técnica da secretária de Finanças, o prefeito respondeu: "Cabe aos vereadores comprovarem que ela não tem qualificação, isso não sou nem eu e nem ela que tem que provar, são eles".

O ex-prefeito questionou ainda o fato de sua esposa ter exercido o mesmo cargo de secretária de Finanças há 8 anos e que somente agora falam que ela não tem capacidade. " Há oito anos, na minha gestão, ela tinha capacidade e agora não tem mais?".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.