Fechar
GP1

Bocaina - Piauí

Prefeito José Airton nomeia a filha para assumir secretaria

Em flagrante nepotismo o prefeito interino nomeou a própria filha para Secretaria de Administração, Fazenda, Planejamento e Finanças.

Na última segunda-feira, 22, minutos após tomar posse no cargo em substituição ao prefeito cassado Nivardo Silvino de Sousa (PP), o prefeito interino de Bocaina, José Airton (PSB), assinou várias portarias. Em uma delas nomeou a própria filha, Vitória Dayane Cipriano Araújo, para exercer o cargo de secretária municipal de Administração, Fazenda, Planejamento e Finanças.

No mesmo dia o prefeito interino de Bocaina, José Airton, baixou decreto dispondo sobre movimentação de contas bancárias municipais, dando a filha Vitória Dayane diversas atribuições, além de gerir a própria pasta.

Dentre as atribuições da secretária Vitória Dayane, juntamente com o seu pai José Airton, estão emitir cheques, abrir contas de depósito, autorizar cobrança e utilizar o crédito aberto na forma e condições. Podem ainda baixar cheques, efetuar resgates e aplicações, efetuar saques em conta corrente, conta poupança, transferências por meio eletrônico, receber, passar recibo e dar quitação, e várias outras.

A portaria de nomeação da filha Vitória Dayane e do decreto dispondo sobre movimentações financeiras foram assinados pelo prefeito em exercício, José Aiton, no dia 22 de agosto, mas, com efeitos retroativos a 19 do mesmo mês. Cópias dos documentos foram publicas no Diário Oficial dos Municípios, edição da última terça-feira, 23, página 52.

Outro lado

Em nota, o prefeito em exercício justificou a nomeação da filha para a Secretaria Municipal de Finanças, Fazenda, Administração e Planejamento. Ele garante que não se trata de uma supersecretária, pois, no ano de 2015 foi aprovada lei que cria secretarias. E com o objetivo de economizar, as secretarias foram unificadas, se assim não o fosse seriam nomeados quatro secretários e teria uma despesa aumentada ao quarto número.

No entanto, em cumprimento a nova Lei de 2015, o prefeito José Airton, nomeou a sua filha de forma a não onerar os cofres públicos, percebendo assim esta uma remuneração de R$ 1.200,00 mensais para exercício do único cargo ao qual fora nomeada.

Frise-se ainda que Vitória Dayane assumiu interinamente a pasta e que não será efetivada no cargo, cabendo ao prefeito nomear nos próximos dias um secretario efetivo – afirma a nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.