Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya

O intuito do plano de contingência é acelerar as ações e as medidas preventivas necessárias para combater a doença.

 A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando o plano de contingência da Febre Chikungunya, doença viral originária da Ásia transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que tem aumentado o número de casos no Brasil. O intuito do plano de contingência é acelerar as ações e as medidas preventivas necessárias para combater a doença.
 
A Febre que é comum em algumas regiões da África e da América, também pode ser transmitida por meio de acidentes com sangue contaminado, além de transição vertical.  No Brasil até o início de outubro foram registados pelo Ministério da Saúde aproximadamente 1300 casos de internações de pessoas com essa doença. No Piauí ainda não houve a confirmação de nenhum caso.
Imagem: DivulgaçãoPrefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya(Imagem:Divulgação)Prefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya
Diante do risco da expansão da Febre Chikungunya no país, o Prefeito Lukano Sá decidiu que a prevenção e a capacitação de profissionais de saúde de Oeiras, para intervirem caso seja necessário, são a melhores medidas. O objetivo da administra municipal é minimizar os impactos sociais e econômicos decorrentes  da proliferação de qualquer doença.
 
Segundo o coordenador municipal de vigilância epidemiológica, Miguel Ribeiro, algumas estratégias vêm sendo criadas com o intuito de informar os profissionais da saúde municipal para esses possam repassar os cuidados para a sociedade geral. Ainda de acordo com o coordenador, serão realizadas  atividades específicas na aplicação do plano de contingência da doença, tais como: vigilância epidemiológica, vigilância e controle vetorial, e campanhas informativas.
 
“A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Oeiras, está engajada nesta campanha contra a da Febre Chikungunya. Estão sendo realizados eventos nos mais diversos setores da saúde, para que assim eles possam ser multiplicadores de informações e fazer com que a população esteja informada dos riscos e dos danos causados por essa doença”, explicou Miguel Ribeiro.
Imagem: DivulgaçãoPrefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya(Imagem:Divulgação)Prefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya
Até o momento não existe vacina contra a da Febre Chikungunya. A pervença consiste em adotar medidas simples na própria residência e arredores que ajudem a com bater a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim como na Dengue, doença já conhecida pelos piauienses.
 
Na quarta-feira (26), o coordenador municipal de vigilância epidemiológica irá apresentar ao Conselho Municipal de Saúde o plano de contingência da Chikungunya. No próximo dia 27 ocorrerá uma capacitação de profissionais de saúde de nível médio (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de técnicos em laboratório de analises clinicas).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.