Piauí

Prefeitura de Teresina prepara programação para o Dia do Artesão

Cerca de 300 artesãos devem participar das atividades.

- atualizado
  • Foto: Divulgação/AscomPrefeitura prepara programação para o Dia do ArtesãoPrefeitura prepara programação para o Dia do Artesão

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), está preparando uma programação especial para comemorar o Dia do Artesão (19 de março). O evento será realizado no dia 18, no Parque da Cidadania, e contará com atividades e serviços para cerca de 300 artesãos teresinenses.

“Fizemos várias parcerias com outras pastas e instituições para oferecermos um dia especial aos artesãos e artesãs da nossa cidade. Eles merecem todas as homenagens pelo trabalho que realizam. O prefeito Firmino Filho está dando todo o apoio e também participará do evento”, destacou o gestor da Semest, Ricardo Bandeira.

No Parque serão montados espaços para exposição e divulgação dos trabalhos dos artistas. O objetivo é proporcionar um dia de festa, diversão e lazer para quem produz o artesanato de Teresina.

A programação terá início às 15 e seguirá até as 20h, com ações da Secretariaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), que levará orientações e fará cadastro para Passe Livre para Idoso e Pessoa com Deficiência, Transporte Eficiente, Carteira de Trabalho e Bolsa Família.

A Fundação Wall Ferraz é outra parceira do evento e realizará ações de beleza como corte de cabelo, manicure, pedicure e maquiagem. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) vai levar profissionais para dar aula de zumba e capoterapia.

O dia também contará com teatro de bonecos, grupos de dança e o som da Banda 16 de Agosto, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A Semest também buscou parcerias com instituições privadas para ampliar os serviços aos artesãos.

“A Faculdade Maurício de Nassau vai participar com serviços de saúde preventiva, a New Way Cosméticos entrará com maquiagem e limpeza de pele. Teremos também a presença dos grupos Claudino e Carvalho, que disponibilizarão brindes e lanches durante o evento”, concluiu Jacqueline Melo, secretária executiva da Semest. 

Semest e Artesol assinam termo de cooperação técnica

Durante o evento alusivo ao Dia do Artesão, a coordenadora executiva da ArteSol - Artesanato Solidário, Josiane Masson, realizará uma palestra e, na oportunidade, assinará um termo de parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).

O termo terá o objetivo estabelecer bases gerias de cooperação mútua entre a pasta e o projeto por meio de ações diversificadas como assessoria e consultoria, elaboração e execução de projetos de desenvolvimento econômico, realização de pesquisas, além da promoção de eventos técnicos, científicos e culturais.

A ArteSol é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que desenvolve ações que beneficiam artesãs e artesãos brasileiros que vivem principalmente em localidades de baixa renda e são detentores de saberes tradicionais, transmitidos entre gerações, que devem ser salvaguardados.

Mais conteúdo sobre: