Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina realiza entrega de mais um ponto de coleta de lixo na capital

Ponto de Recolhimento foi instalado na rua Alcides Freitas, próximo ao cemitério São José

A Prefeitura de Teresina entregou ontem (12), mais um Ponto de Recebimento de Resíduos (PRR), localizado na Rua Alcides Freitas, próximo ao Cemitério São José, visando à disposição correta do lixo jogado nas vias públicas. Este é o segundo ponto de coleta, do total de 19 PRR´s, a ser implantado na capital.

Nessa primeira etapa, serão implantados seis pontos de coleta só na zona Norte, onde foram detectados 36 dos 101 lixões clandestinos espalhados pela capital, de acordo com o levantamento feito pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH). Os locais estão sendo devidamente limpos, sinalizados e fiscalizados.
Imagem: Rosalina Ferreira Lixo zero(Imagem:Rosalina Ferreira) Lixo zero

Nos pontos de coleta, estão sendo colocados containers, com capacidade de 40 metros cúbicos, que serão substituídos periodicamente pelos caminhões de coleta. Não será permitido o depósito de lixo domiciliar, entulhos de obras, lixo orgânico, vísceras e penas, lixo industrial e hospitalar. Quem descartar o lixo de maneira irregular será multado e terá o veículo ou carroça apreendido.

Os containers podem receber o chamado lixo seco, que é o resíduo de capina, de pequenos geradores de lixo até um metro cúbico, móveis velhos, geralmente descartados por carroceiros e pequenos veículos.

O ponto de coleta entregue hoje próximo ao Cemitério São José, pretende eliminar um dos maiores e conhecidos lixões da capital. “Precisamos orientar e convencer as pessoas de que não se pode jogar lixo na rua e que, a partir de agora, devem depositar os seus resíduos apenas nos locais permitidos”, explica Vicente Moreira, secretário executivo da SEMDUH, que esteve hoje de manhã supervisionado o trabalho de instalação do PRR da Rua Alcides Freitas.

Ele explicou, ainda, que nesta primeira etapa do trabalho, a população será devidamente orientada por meio da campanha publicitária que já está sendo exibida na mídia, pelas várias placas instaladas tantos nos pontos de coleta quanto nas outras áreas que estão sendo limpas, alertando da proibição de se jogar lixo na rua e, assim, evitar a reincidência.

A fiscalização inclui também a aplicação de multas aos sujões, de acordo com as leis vigentes da Política Municipal de Meio Ambiente, Código Municipal de Posturas, Lixo Zero e do Código de Trânsito Brasileiro. As multas vão de R$ 100,00 a R$ 5.000,00.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.