Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Timon entrega certificados do Programa Qualificar

A estudante Kaline de Assunção, que frequentou as aulas de confecção de salgados no CRAS CSU aprovou a iniciativa da Prefeitura de Timon.

A Prefeitura de Timon vai entregar nesta quinta-feira (24) os certificados de conclusão de curso aos alunos que participaram do Programa Qualificar. A solenidade de entrega acontecerá na Fundação Cidadania, a partir das 17h.
Imagem: DivulgaçãoPrograma Qualificar(Imagem:Divulgação)Programa Qualificar

Em abril deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) lançou o Programa Qualificar, que tem por finalidade criar mecanismos e oportunidades para qualificar a mão de obra e melhorar a renda da população carente de Timon por meio de cursos práticos e autônomos.

Inicialmente oito cursos foram oferecidos para a população (cabeleireiro, artesanato, corte e costura de peças íntimas, grafite, bordado, manicure e pedicure, origami e bijuterias). As aulas foram realizadas por profissionais do município nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com a duração de 160 horas, dependendo da extensão do curso. Com o sucesso do Programa, mais cursos foram inseridos na grade de programação e ao todo cerca de 155 pessoas inscritas puderam optar por 14 cursos na primeira etapa.

A estudante Kaline de Assunção, que frequentou as aulas de confecção de salgados no CRAS CSU aprovou a iniciativa da Prefeitura de Timon. “Foi uma experiência muito boa por que eu não sabia fazer nada e agora vou começar a vender e aumentar a renda da minha casa”.

Para a segunda etapa do Programa Qualificar, que teve início em maio, foram abertas 34 turmas de diversos cursos (decoração com balões, bijuterias, confecção de salgados, desenho e pintura, manutenção de celular, panificação, operador de micro), devido a grande procura pelas aulas, como destacou o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que coordena o Programa, Saney Sampaio. “Nos surpreendemos com o interesse das pessoas pelos cursos e a partir de então tentamos oferecer uma gama de cursos maior para que elas se interessassem pela nossa proposta, que foi de levar conhecimento até eles e com isso gerar uma renda extra para a família”.

Nesta etapa os lugares onde os cursos foram realizados se ampliaram para o Espaço Conviver da Rua 100, Espaço Conviver da Rua Flores e no Centro do Idoso Julia Almeida. Com isso mais de 360 pessoas irão receber o certificado de conclusão.

Ainda este ano, em agosto, o Programa Qualificar pretende abrir mais inscrições para a população de Timon. O interessado deve ficar atento aos dias e horários nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.