Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Timon entrega mais de 900 óculos do projeto Olhar Brasil

O Programa Olhar Brasil proporciona a consulta médica com oftalmologista e doa a armação e lente para os alunos de escolas públicas.

 A Prefeitura de Timon, através das Secretaria Municipais de Saúde e Educação, realizou neste sábado (20/12), na quadra de esportes da Escola Pedro Falcão, a entrega de 938 óculos de grau para crianças e jovens matriculados na rede municipal de ensino, como também para adultos e idosos que estão inseridos no programa Brasil Alfabetizado.
Imagem: DivulgaçãoEntrega dos óculos do projeto Olhar Brasil(Imagem:Divulgação)Entrega dos óculos do projeto Olhar Brasil
O Programa Olhar Brasil proporciona a consulta médica com oftalmologista e doa a armação e lente para os alunos de escolas públicas vinculados ao Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto é fruto da parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação juntamente com município.
Imagem: DivulgaçãoEntrega dos óculos do projeto Olhar Brasil(Imagem:Divulgação)Entrega dos óculos do projeto Olhar Brasil
Foram contemplados os alunos das seguintes escolas: Benedito Silvestre, Escola Missionário Padre Fábio, São Benedito, Rufino Pedreiras, Marechal Castelo Branco, Duque de Caxias, Odílio Pereira, Luís Miguel Budaruiche, José de Ribamar, João Fonseca Maranhão, José Waquim, Pedro Falcão Lopes, Zacarias Ribeiro, Firmo Pereira foram algumas das contempladas.
 
O aluno Dário Rodrigues, de 13 anos, foi um dos beneficiados pelo programa. Devido à dificuldade de leitura que o aluno tinha muitas vezes foi preciso utilizar uma lupa para conseguir fazer até mesmo as atividades mais simples do dia-a-dia como assistir TV. Durante a consulta foi identificado que o aluno tinha um déficit de 13 graus na visão. “Tinha muita dificuldade para ler e escrever. Agradeço as Secretaria de Educação e Saúde pelo auxílio que vai me ajudar muito”, falou o estudante.
Imagem: DivulgaçãoEntrega dos óculos do projeto Olhar Brasil(Imagem:Divulgação)Entrega dos óculos do projeto Olhar Brasil
A coordenadora do PSE, Meyrihelen Moura, disse que o programa só contempla até seis graus, no entanto a Prefeitura identificou alunos com necessidade de 7, 10, 11 ou mais graus, mas que mesmo assim foram assistidos devido o esforço do município em atender todos os alunos. “Sabemos o quanto foi difícil chegar aqui, encontrar um médico e uma ótica que quisesse estabelecer parceria com a gente. O município teve que entrar com uma contrapartida para tornar o projeto possível e hoje participando desse momento percebo o quanto é gratificante”.
 
O objetivo do projeto é fazer a busca ativa como um todo. Muitos alunos estavam utilizando o mesmo óculos por dois anos ou mais por conta da dificuldade financeira. “No decorrer do ano já entregamos quase quinhentos óculos e hoje estamos entregando 938. Este mês de dezembro tivemos muitas boas notícias pra cidade. E agora fechamos com chave de ouro, graças à Secretaria de Saúde e Educação de forma organizada conseguiram proporcionar a população a entrega desses óculos. Os alunos agora terão melhor condição de aprendizado”, comemorou Secretário de Saúde, Márcio Sá.
 
“A educação agradece, nós sabemos que a partir dessa ação nós elevaremos o nível de aprendizado dos nossos meninos e meninas. Muitas vezes os pais e professores não identificam qual o problema da criança, então fico feliz que a gestão não faça vista grossa quanto aos projetos que chegam para beneficiar o município, que seja sensível aos problemas da população. Com certeza esse programa proporcionará a redução de evasão escolar”, relatou a Secretária Municipal de Educação, Dinair Veloso.
 
Ao final do evento, o Prefeito Luciano Leitoa falou da importância do projeto. “Quero parabenizar o esforço do aluno Dário que não desistiu de estudar diante das dificuldades. Espero poder estender a muitos o direito de estudar, pois a dificuldade de aprendizado pode ter várias causas, uma delas é a dificuldade de visão”, enfatizou o prefeito. Na ocasião, Luciano Leitoa falou ainda sobre a decoração natalina de Timon e desejou à toda população votos de feliz natal e ano novo.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.