Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Timon inaugura escolas na zona rural

A comunidade do povoado Cabeceira do Veríssimo, foi a primeira escola a ser inaugurada nesta manhã de sexta-feira (19/12).

“Esse é mais um trabalho do compromisso que nós fizemos quando colocamos os nossos nomes para serem avaliados pela população e de que até o final de nosso governo haveríamos de acabar com as escolas de taipa”, disse o prefeito Luciano Leitoa na manhã da última sexta-feira (19/12) na zona rural de Timon, onde inaugurou as duas últimas escolas que eram de taipa. As escolas dos povoados Cabeceira do Veríssimo e Pedras ganharam os investimentos que visam oferecer dignidade a população do campo. A população foi atendida em todas as suas necessidades pela gestão municipal garantindo o direto de acesso à educação de qualidade.
Imagem: DivulgaçãoPrefeitura de Timon inaugura escolas na zona rural(Imagem:Divulgação)Prefeitura de Timon inaugura escolas na zona rural

Estiveram presentes nas solenidades, além do Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, a secretária de Educação, Dinair Veloso, o presidente da Câmara Municipal, Chagas Cigarreiro, o secretário de assuntos parlamentares e vereador, Jair Mayner, como também demais vereadores e secretários convidados. A comunidade dos povoados esteve presente e prestigiou as inaugurações das escolas que fazem parte das comemorações de aniversário de 124 anos de Timon.

As escolas do povoado eram reivindicações antigas dos moradores que tinham uma situação precária na estrutura das escolas. Em visita no segundo semestre deste ano, o Prefeito conversou com a comunidade e garantiu a construção das escolas. “Somente quem é mãe e pai sabe o que a gente deseja para os filhos da gente. E nós desejamos que os filhos estejam em um lugar bom, com boas oportunidades e que eles tenham um tratamento igual ao que os filhos dos outros têm”, disse o prefeito que ainda completou, “tem uma palavra chamada dignidade, eu acho que dignidade é a palavra que mais simboliza a escola para essas crianças que não tinham uma estrutura adequada. Hoje, elas tem acesso a banheiro, salas de aula com mesmo tratamento que estamos dando na zona urbana, cadeiras e quadros de qualidade, como também um bebedouro com água gelada e uma cozinha equipada para fazer a merenda que também é enviada pela prefeitura”.
Imagem: DivulgaçãoPrefeitura de Timon inaugura escolas na zona rural(Imagem:Divulgação)Prefeitura de Timon inaugura escolas na zona rural

A comunidade do povoado Cabeceira do Veríssimo, foi a primeira escola a ser inaugurada nesta manhã de sexta-feira (19/12). Antes a escola funcionava em um ambiente emprestado por moradores. De acordo com diretora da U. E. Cosmo Vitorino de Sousa, Francisca Sousa, a escola atende 19 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental em sala multisseriada. “Antes eu atendia na minha casa os alunos e depois passamos para um galpão e em seguida passamos a funcionar na igrejinha. Desde 1989, quando ela começou a funcionar, não tivemos um sede própria, mas agora estou feliz por ter esse sonho concretizado, pois agora temos um espaço novo e com tudo que precisamos”, disse Francisca.

A comunidade presente nos locais disseram estar muitos satisfeitos com a gestão municipal em poder concretizar de forma tão rápida o compromisso firmado pelo prefeito em visita a pouco mais de 4 meses. Dona Hildete da Silva que mora no povoado Cabeceira do Veríssimo desde que nasceu, conta que suas três filhas estudam na escola e diz estar feliz com a nova estrutura para as crianças. “A educação daqui é muito boa, a professora é bem atenciosa e eu também pretendo voltar a estudar no ano que vem porque parei muito cedo de estudar. A professora disse que vai ter o EJA (Educação de Jovens e Adultos) a noite e eu com certeza vou voltar a estudar”, disse a mãe.

Já a Dona Zeneide de Sousa, mãe da pequena Maria José de 10 anos, aluna do 4º ano do ensino fundamental da U. E. São José no povoado Pedras, diz que, “a escola ficou muito bonita e tem espaço para as crianças para brincar. Quero que ela continue os estudos para ser uma pessoa estudada e não pare de estudar como eu fiz”.

A secretária de Educação Dinair Veloso, disse que o planejamento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem sido constante e conta com a sensibilidade do prefeito que não mede esforços em garantir os mesmos direitos aos alunos da zona urbana e rural. “È dessa forma que queremos fazer a nossa gestão, dando dignidade a todos os nossos alunos” disse a secretária que ainda completou, “o prefeito tem olhado para toda a zona urbana, mas também a zona rural de forma muito especial. Ele tem cuidado não só da estrutura, mas da qualidade da merenda escolar”, concluiu a secretária.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.