Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Timon lança campanha contra Hanseníase

A abertura, ocorreu as 14 horas, na Policlínica, onde uma palestra sobre Hanseníase foi proferida e em seguida uma série de atendimentos foram realizados.

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde(SEMS), lançou nesta segunda-feira (26), a Campanha contra Hanseníase, a ação segue à mobilização nacional realizada pelo Ministério da Saúde. A abertura, ocorreu as 14 horas, na Policlínica, onde uma palestra sobre Hanseníase foi proferida e em seguida uma série de atendimentos foram realizados.
Imagem: DivulgaçãoPalestra sobre o combate a hanseníase(Imagem:Divulgação)Palestra sobre o combate a hanseníase

Na terça-feira, (27/01) a Secretaria de Saúde estará, no Centro de Reabilitação Jorge Vieira realizando avaliações de casos suspeitos de Hanseníase. Até o dia (30/01) as ações vão ser intensificadas de casa em casa, com a realização da busca ativa, principalmente nos bairros Parque Piauí I e II, Cidade Nova e Parque Alvorada. Além de ações de sensibilização sobre diagnóstico precoce.O Encerramento da campanha acontecerá no dia 30 com uma caminhada pelas ruas do bairro Cidade Nova.

Para Karla Emanella Coordenadora do programa municipal de controle da Hanseníase e Tuberculose, é preciso desempenhar aliado ao combate à doença uma mobilização contra ao preconceito ao doente de Hanseníase. “Existe um grande preconceito que também temos que combater, essa ação tem que acontecer paralelamente ao combate à doença. Nesses últimos dias estamos finalizando um trabalho importante que começamos em abril, em que 5 enfermeiros da SEMS trabalham de casa em casa para detectar os casos suspeitos de Hanseníase, assim temos como encaminhar de forma precoce os casos da doença e trata-lo mais rapidamente, gerando uma cura mais eficaz”, concluiu a coordenadora.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Apresentando lesões suspeitas de hanseníase, encaminhar para consulta médica, orientar sobre a doença e encaminhar para aplicação intradérmica de BCG. Esta deverá ser aplicada nos contatos intradomiciliares, sem presença de sinais e sintomas de hanseníase, no momento da avaliação. O tratamento da hanseníase é eminentemente ambulatorial.

A cura é dada após a administração do número de doses preconizadas de medicamentos, segundo o esquema terapêutico administrado. (Fonte: Ministério da Saúde)

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.