Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Timon mobiliza população no Dia D de combate a Hepatite

A Prefeitura de Timon, através do Governo Federal também já disponibiliza a vacina contra a hepatite A. Todos os pais que tem filhos com idade de 1 a 2 anos devem levar as crianças para se im

 Nesta segunda-feira (28) é lembrado o dia mundial de combate a Hepatite e o município de Timon está fazendo parte da programação nacional, com vacinação, realização de teste rápido e distribuição de preservativos. A abertura da campanha aconteceu na Policlínica da Avenida 03, no Parque Piauí.

O coordenador de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco das Chagas, falou da importância de esclarecer as pessoas sobre a doença. “Muitos se recusam a fazer o tratamento. É preciso pensar e colocar em prática muitas ações como essa que esclarece as pessoas sobre as Hepatites”.
Imagem: DivulgaçãoPrefeitura de Timon mobiliza população contra a Hepatite(Imagem:Divulgação)Prefeitura de Timon mobiliza população contra a Hepatite
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Timon, conta com dois mil testes rápidos para detectar as hepatites B e C. E o objetivo é que em breve, a vacina e os testes estejam disponíveis também para os profissionais da Estratégia da Saúde da Família. Como uma maneira de descentralizar as ações da saúde.

“Hoje é um dia de luta para chamar a atenção das pessoas. Pois a Hepatite ainda é um problema de saúde pública. Uma doença silenciosa, que muitas vezes só é identificada quando associada à outra doença – muitas vezes o paciente vai ao médico sem ter consciência que está infectado”. Esclarece Itelmária Escórcio, coordenadora das ações de Imunização e vigilância epidemiológicas da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Timon, através do Governo Federal também já disponibiliza a vacina contra a hepatite A. Todos os pais que tem filhos com idade de 1 a 2 anos devem levar as crianças para se imunizarem.

Imagem: DivulgaçãoPrefeitura de Timon mobiliza população contra a Hepatite(Imagem:Divulgação)Prefeitura de Timon mobiliza população contra a Hepatite
“A nossa programação se estende além da policlínica, como as ações de vacinação que serão desenvolvidas nas empresas de Timon. As vacinas e testes estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Temos profissionais capacitados para a aplicação”, informa Rita Porto, coordenadora da vigilância em saúde da Prefeitura de Timon. A programação segue até quarta-feira (30) com panfletagem e conscientização na Ceasa de Timon.

“Costumo acompanhar as ações da saúde como testemunho do trabalho desenvolvido pelos nossos coordenadores. Estamos vivendo um avanço na saúde de Timon, temos uma grande rede de saúde e tem sido um desafio para nós”, comemora o secretário municipal de saúde, Márcio Sá.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.