Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura garante refeição gratuita para moradores de rua assistidos pelo Centro Pop

Para ter acesso é necessário que o usuário seja cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio de uma ação articulada entre o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) e do Restaurante Popular, oferta de forma gratuita refeições diárias para população de rua do município.
Imagem: DivulgaçãoPrefeitura garante refeição gratuita para moradores de rua assistidos pelo Centro Pop(Imagem:Divulgação)Prefeitura garante refeição gratuita para moradores de rua assistidos pelo Centro Pop
Para ter acesso é necessário que o usuário seja cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal e ser acompanhado pelo profissionais do Centro Pop. A Prefeitura disponibiliza uma cota diária de 5% de toda a refeição produzida no Restaurante aos usuários acompanhados pelo Centro. Além desse serviço, o Restaurante também oferta cerca de 1.000 refeições diárias a baixo custo para população de Teresina. 
 
Por dia, 24 usuários assistidos pelo Centro recebem o benefício. Somente esse ano em torno de 950 refeições já foram distribuídas. Essa ação fortaleceu ainda mais o serviço prestado à população em situação de rua em Teresina trabalhando a reinserção dessas pessoas na sociedade, como explica a gerente do Centro Pop, Joyce Nogueira. “Nós temos ali um grupo que é excluído e marginalizado socialmente, pessoas privadas e elididas completamente de seus direitos mais básicos. O almoço, a alimentação é parte da segurança desse cidadão, é um desses direitos que lhes foram retirados por inúmeros fatores e contextos na esfera social,  e procuramos dessa forma garantir o direito à segurança alimentar e nutricional, essa é uma das ações que temos para que possamos atingir esse objetivo, que é garantir proteção social”, pontua.
 
A gerente ainda esclarece que a garantia e acesso a tal benefício é feito através do algumas etapas e condições que devem ser seguidas. “Primeiro essas pessoas devem ser atendidas pelo Centro, para isso podem procurar apoio espontaneamente ou são encaminhados através de outras instâncias. A partir do acompanhamento, são distribuídos Tickets Alimentação, com o nome das pessoas atendidas que devem ser apresentados na entrada do restaurante”.
 
Todo o processo é acompanhado pelos Agentes de Proteção Social que atuam estabelecendo vínculos com o segmento de forma que possibilite a realização de um trabalho reflexivo e socioeducativo que faça com que estes usuários reflitam sobre o seu contexto socioeconômico e repensem seus projetos de vida.
 
A ação tem como fundamento a integração entre os serviços da Política de Assistência Social e da Política de Segurança Alimentar que têm convergido suas atenções tanto para ampliar os acessos da população de rua como também dos segmentos vulneráveis de Teresina à proteção social.
 
A coordenadora de segurança alimentar de Teresina, Ana Macêdo destaca a normativa e a ação desenvolvida em âmbito municipal.  “É um avanço sem dúvidas, nós estamos realizando um trabalho de integrado, com o princípio de respeito aos direitos humanos, proteção à vida e a segurança alimentar e nutricional, no qual procuramos promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destaca.
 
Para os beneficiários o trabalho é visto de forma satisfatória. Eles ressaltam o bom preparo das refeições e a variedade no cardápio. É o caso de Daniel Clemente, que há cerca de um mês é atendido pelo Centro e recebe o benefício, “Tem muitas pessoas que moram nas ruas e não tem o que comer, e que passam fome, então aqui é de graça, esse benefício é muito importante pra nós, venho todos os dias, o cardápio é bom e variado, as comidas dificilmente se repetem durante a semana e a gente vê que eles têm cuidado de nos oferecer sempre o melhor”, afirma. 
 
Já para Valdecir da Silva, a ação vem como forma de promover melhor qualidade de vida para as pessoas que se encontram em situação de risco. Desempregado há mais um mês, reafirma a importância do benefício. “A maioria de nós não tem um emprego, não tem uma qualidade de vida, tem muitas coisas que ainda precisam ser feitas e melhoradas, claro, mas isso de fato é uma ajuda a mais, porque o ser humano precisa de alimentação”, destaca.
 
O restaurante Popular, funciona no segundo piso do Mercado Central, centro de Teresina, o horário de funcionamento ao público é de segunda a sexta de 7:30h às 11:30h da manhã.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.