Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura prevê implantação de um Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) em Timon

CEIR deve funcionar no Centro Integrado Maria do Carmo Neiva

Com o objetivo de discutir as ações para a futura implantação do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) em Timon, o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, e o secretário de Direitos Humanos, Helder Kaic, estiveram reunidos, nesta quarta-feira (27), com a equipe do Centro Integrado Maria do Carmo Neiva.

Segundo declarou o integrante da secretaria de direitos humanos Francisco Neto, “Timon está bastante avançada, seguindo passo a passo as exigências do Ministério da Saúde. Inclusive, já temos o Comitê de gestão”. Francisco Neto relatou ainda que, em todo o Brasil, são 60 unidades de CEIR a serem construídas.
Imagem: DivulgaçãoAssunto é discutido entre os gestores(Imagem:Divulgação)Assunto é discutido entre os gestores

Todas as ações e procedimentos devem ser finalizados até dezembro de 2014. “Queremos que o Maria do Carmo Neiva seja referência na educação para pessoas com deficiência. Atualmente, a escola concentra várias funções, como fisioterapia e acompanhamento educacional e psicológico. Tudo mantido com recursos do município”, reforçou o Secretário de Saúde, Márcio Sá.

As pessoas com deficiência, de qualquer idade, seja deficiência congênita ou por mutilação, serão assistidas pelo CEIR, que atua tanto na área de saúde como no segmento educacional, permitindo um acompanhamento integrado, múltiplo e completo de cada paciente atendido.

A assistente social da Secretaria de Direitos Humanos, Letícia Lemos, apresentou ao grupo os requisitos necessários e falou um pouco sobre a criação do plano de ação do município, que irá descrever as ações, necessidades e investimentos necessários para a comunidade de Timon.

O projeto arquitetônico do CEIR deve seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde. O valor do recurso federal tem como base o número de pessoas com deficiência do município. Devido ao aumento de acidentes de moto, os casos de mutilação e de reabilitação motora têm crescido em Timon. Alguns casos de maior complexidade de pessoas de Timon são tratados no CEIR de Teresina.

“Nós do Maria do Carmo já temos trabalhos que também contemplam auxílio e orientação aos familiares dos nossos alunos. Para tornar realidade, precisamos que as secretarias estejam em consonância. Cada um ouvindo e refletindo sobre como pode contribuir,” destacou Ana Barranova, Coordenadora do Centro.

Além da implantação do CEIR, foi discutido também como trabalhar o programa “Viver sem Limites” no município. Com recurso do governo federal, o plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.