Fechar
GP1

Piauí

Prejudicados por falta de energia terão segunda chance no Enem

Em todo o Piauí, 5.344 candidatos terão direito a reaplicação da prova, sendo 1.912 por conta das ocupações e 3.432 por eventualidade.

Os 1.912 piauienses que não realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 05 e 06 de novembro deste ano, por conta das ocupações estudantis em algumas instituições de ensino, poderão fazer as provas nos dias 03 e 04 de dezembro. A nova aplicação da prova foi estabelecida pelo Ministério da Educação, com o intuito de não prejudicar os estudantes, e terá um custo de R$ 10.512.564,33 aos cofres públicos.

Além desses estudantes, outros 3.432 também terão direito a reaplicação da prova. O motivo foi a falta de energia durante o exame. Segundo a coordenadora estadual do Enem no Piauí, Eva Leal, a eventualidade aconteceu apenas na Faculdade Uninovafapi, localizada na zona leste de Teresina. “Estamos esperando a confirmação do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] sobre a reaplicação, mas o que estamos sabendo é que os alunos poderão fazer a prova de sábado, porque foi a do dia que faltou energia. Acredito que cada candidato será informado pelo Inep e os que faltaram não terão essa segunda chance”, afirmou.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Equipe de aplicação do EnemEquipe de aplicação do Enem

Segundo o INEP, esses candidatos afetados pela falta de energia poderão fazer, se quiserem, as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que serão aplicadas no sábado (03). Os portões serão abertos às 12h e fechamento às 13h, com início previsto par 13h30, conforme horário local.  

De acordo com uma candidata que preferiu não se identificar, muitas pessoas não conseguiram concluir o exame. “Faltou energia a tarde toda e, por conta disso, muita gente não conseguiu responder a prova toda. Além de escura, a sala estava muito quente”, destacou. O problema se repetiu nos três prédios da instituição.

Conforme dados divulgados pelo Inep, 277.624 candidatos de todo o país poderão fazer a prova em dezembro, sendo 273.521 por conta das ocupações e 4.103 por situações adversas. No Piauí, o número corresponde a 5.344 pessoas.  

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.