Fechar
GP1

Política

Presidente da CCJ da Câmara é denunciado pela PGR

Arthur Lira e o senador Benedito de Lira (PP-AL) estão sendo acusados de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Dois deputados federais suspeitos de participarem do esquema de corrupção na Petrobras foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República na sexta-feira (4). Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e o seu pai, o senador Benedito de Lira (PP-AL) estão sendo acusados de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Imagem: ReproduçãoDeputado Arthur Lira, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara(Imagem:Reprodução)Deputado Arthur Lira, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara

De acordo com a Veja, a PGR também fez o pedido de investigação para o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), aliado do presidente do Senado, Renan Calheiros, mas por crime eleitoral. Investigações da Lava Jato podem levar Gomes a ser denunciado por crimes relacionados ao esquema de corrupção na estatal.

As investigações


A denúncia feita contra os parlamentares Arthur Lira (PP-AL) e Benedito de Lira (PP-AL) corre em segredo de Justiça. E é o dever do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se acata ou não a denúncia. Os dois foram denunciados pela Polícia Federal por corrupção passiva no esquema da Petrobras.

Delação


A polícia chegou aos dois deputados após o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa terem dito por meio de delação que Braskem, petroquímica ligada a Odebrecht teria pagado 1% a 3% em propina tanto para políticos filiados do Partido Progressista (PP), como para o próprio ex-diretor. Arthur Lira e Benedito de Lira também receberam a propina em dinheiro.

Flagra


O deputado federal Arthur Lira foi flagrado por câmeras de segurança do prédio onde funcionava o antigo escritório do doleiro Alberto Yousseff. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também responde pelo crime de lavagem de dinheiro no Supremo Tribunal Federal. Arthur também responde a ação penal por agressão à ex-mulher.

Operação Lava Jato


A Operação Lava Jato foi iniciada em 17 de março de 2014, com o cumprimento de mais de uma centena de mandados de busca e apreensão, prisões temporárias, preventivas e conduções coercitivas, tendo como objetivo apurar um esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar mais de dez bilhões de reais. É considerado pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do País

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.