Fechar
GP1

Mundo

Presidente da Coreia do Sul está disposto a visitar Pyongyang

Essa postura de Moon pode gerar atritos com os Estados Unidos, que nos últimos tempos alterna ameaças de ação militar com possibilidades de conversas pacíficas com o regime norte-coreano.

Nesta quarta-feira (10), Moon Jae-in tomou posse como novo presidente da Coreia do Sul e já levantou a possibilidade de visitar o pais vizinho, Coreia do Norte “sob as condições certas”, para discutir o programa nuclear do regime. Mais uma vez, presidente sul coreano deixa claro sua posição favorável ao diálogo com Pyongyang, apesar de dizer que manterá sanções.

“Irei trabalhar para solucionar a crise nacional de segurança com urgência”, disse Moon, após cerimônia na Assembleia Nacional. “Estou disposto a ir a qualquer lugar pela paz na Península Coreana. Se necessário, voarei imediatamente para Washington, irei a Pequim e Tóquio e, sob as condições certas, a Pyongyang também”, declarou.

  • Foto: Ahn Young-joon/ReutersMoon Jae-In,novo presidente da Coreia do SulMoon Jae-In,novo presidente da Coreia do Sul

De acordo com a Veja, essa postura de Moon, pode gerar atritos com os Estados Unidos, que nos últimos tempos alterna ameaças de ação militar com possibilidades de conversas pacíficas com o regime norte-coreano.

O líder do Partido Democrático foi eleito nessa terça-feira (03), com 41% dos votos, e já declarou que ainda irá “negociar sinceramente” com os Estados Unidos e a China sobre a ativação de um sistema antimísseis no território sul-coreano, o THAAD. Pequim teme que o sistema seja utilizado para espiar suas operações militares e se opõe à instalação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.