Fechar
GP1

Piauí

Presidente do sindicato dos policiais pede interdição do Complexo Policial de Picos

"Lamentavelmente não temos notícias de que os deputados estaduais tenham destinado verbas para ajudar a melhorar essa situação", diz Constantino Júnior.

 Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior, é preciso que sejam tomadas medidas para que o Complexo Policial de Picos seja imediatamente interditado devido às péssimas condições do local que funciona todas as unidades da Polícia Civil.
Imagem: ReproduçãoConstantino Junior(Imagem:Reprodução)Constantino Junior
Constantino afirma que o Sindicato recebeu um laudo da Vigilância Sanitária de Picos, onde condena a permanência humana no prédio onde funciona a Delegacia Regional de Picos, o 1º DP, o 2º DP, a Delegacia da Mulher e a Central de Flagrantes.  O Ministério Público do Trabalho chegou a encaminhar ao sindicato, um documento onde questiona se foi tomada alguma providência para a recuperação do prédio.
 
Para o presidente, não tem como o prédio continuar abrigando todas as unidades de polícia da cidade. “Queremos a interdição do prédio. Primeiro discordamos da decisão de centralizar no mesmo espaço físico todas as delegacias da cidade. Para quem mora nos bairros mais periféricos, fica até impedido de se deslocar em razão da distância. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública dispõe de quatro imóveis próprios em Picos. Três estão abandonados. Em deles funcionava o 1º DP, no Centro da Cidade, o 2º DP no bairro Sá Urtiga e o 3º DP, no bairro Junco. São prédios próprios que foram abandonados e a consequência é que a secretaria paga um aluguel caríssimo para manter a sua estrutura de segurança  pública em um só prédio. O único prédio próprio que está funcionando é a Central de Flagrantes que também não tem estrutura”, disse.
 
O presidente do sindicato afirma que precisa ser feita uma reforma nos imóveis abandonados que pertencem à Secretaria de Segurança em vez do pagamento de um aluguel. Segundo Constantino, o Ministério Público já ajuizou duas ações onde ficou determinada a interdição da Central de Flagrantes de Picos e a proibição da custódia de presos no local.  “Isso vem sendo descumprido pela delegacia regional que mantém vários presos custodiados e mantendo plantão de 24 horas na delegacia. Já falamos com o delegado Carlos Júnior, mas ele disse que não estava nem sabendo dessa decisão da justiça, que vem sendo descumprida e queremos que o Ministério Público tome as decisões devidas”, disse.
 
Constantino disse ainda que os políticos precisam ficar atentos a situação e que a Secretaria de Segurança precisa tomar as medidas para resolver o caso.
 
 “Lamentavelmente não temos notícias de que os deputados estaduais tenham destinado verbas para ajudar a melhorar essa situação. Eles precisam se atentar a isso, com o objetivo de dar para a sociedade uma melhor estrutura para a segurança pública. Nós já denunciamos essa situação caótica que temos no nosso prédio. Temos decisões judiciais que determina que o governo faça reformas estruturais principalmente nos prédios de Teresina, tudo com laudo da Vigilância Sanitária. Lamentavelmente vemos que não há por parte da secretaria de segurança, um planejamento para atender as reformas”, disse. O sindicato irá pedir oficialmente a interdição do prédio ao Ministério Público do Trabalho.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.