Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Presidente Erivan Lopes lança novo Portal da Transparência

O presidente afirmou que o novo portal já está disponível no site do Tribunal de Justiça, onde as pessoas terão acesso a todas as informações financeiras, contratos e convênios.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desembargador Erivan Lopes, apresentou na manhã desta quarta-feira (30) o novo Portal da Transparência e a criação do Selo Digital. Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniu com o presidente e já foi atualizada sobre todas as mudanças realizadas pelo desembargador.

O presidente afirmou que o novo portal já está disponível no site do Tribunal de Justiça, onde as pessoas terão acesso a todas as informações financeiras, contratos, convênios, assim como os valores que cada magistrado e servidor recebe, também poderão saber se as metas do Conselho Nacional de Justiça estão sendo cumpridas e informações sobre todas as unidades judiciárias, sobre a quantidade de processos, quantos já foram julgados por juiz, quantidade de servidores efetivos, ativos e inativos, entre outras informações.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Erivan Lopes falando sobre o aplicativoErivan Lopes falando sobre o Portal da Transparência

Erivan Lopes explicou que nesse novo portal as informações serão apresentadas de forma mais ágil, já que a integração com o sistema financeiro do governo do estado permite que quando um pagamento é feito, seja automaticamente encaminhado ao novo portal.

“A pessoa poderá ter acesso a todos os nossos contratos e pagamento. É só acessar o nosso Portal da Transparência, que tem um link no Tribunal de Justiça, e lá vai encontrar todas informações sobre cada unidade judiciária. Agora teremos maior número de informações, a forma de acesso está melhor e as informações online que saem diretamente do Siafe, já que todos os pagamentos do Tribunal de Justiça são feitos pelo Siafe, que é um sistema administrado pela secretaria de Fazenda. Então ele extrai automaticamente todos esses dados para o Portal de Transparência para todos tenham acesso”, explicou.

Ele explicou que as mudanças vão fazer com que se tenham acesso de forma clara a todos os dados. “Esses dados são extraídos a partir do nosso sistema processual, a pessoa que quiser acessar, pode procurar por unidade processual, por cada Vara. Onde vai poder ver a produtividade, quantos processos foram distribuídos, julgados e sobretudo as metas do CNJ”, disse o presidente, esclarecendo que todos os dados são “fiéis e apresentados de forma imediata, pois antes a busca era complicada e feita de forma atrasada, já que tinha que fazer o cadastro de cada informação em PDF e agora é tudo automático. Se eu faço um pagamento, o sistema já mostra essa informação automaticamente, sem precisar ter que cadastrar isso manualmente. Agora é tudo em tempo real”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Divulgação do novo site do portal da transparênciaDivulgação do novo site do portal da transparência

Selo digital

Outra mudança é a implementação, a partir do dia 14 de dezembro do Selo Digital, onde cada um terá um número de série que será cadastrado no sistema do Tribunal de Justiça do Piauí. A pessoa que quiser pesquisar, é só colocar o número no sistema e terá várias informações sobre esse documento.

“O Selo Digital é um projeto piloto que nós estamos fazendo aqui, a partir de um software que nos foi cedido de graça pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Você observa que quando você vai ao cartório, autentica um documento, ou uma escritura, por exemplo, tem o selo da casa da moeda pregado. Ele será substituído por um selo digital que vai produzir uma espécie  de código de barras expresso no documento, e por leitura ótica  vai ter acesso a todas as informações do documento. Se for uma Certidão de Nascimento, por exemplo, é possível saber o nome da pessoa, a data que nasceu, o nome dos pais, então isso vai permitir que o Tribunal tenha uma maior fiscalização”, destacou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Erivan LopesErivan Lopes

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.