Fechar
GP1

Política

Presidente Michel Temer diz que Brasil deixou recessão para trás

Presidente estava em Buenos Aires para evento da OMC.

O presidente Michel Temer (PMDB) discursou neste domingo (10) na abertura da Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Buenos Aires, na Argentina. Durante sua fala, o presidente da República afirmou que o Brasil já superou a recessão.

  • Foto: Twitter/ Michel TemerPresidente Temer em Buenos Aires Presidente Temer em Buenos Aires

“O Brasil de hoje deixou para trás a recessão. Nossa economia se recupera, cria postos de trabalho e a produção industrial tem crescido. As taxas de juros recuaram ao seu menor patamar histórico, a inflação é a mais baixa em muitos anos seguidos”, declarou. “Estamos levando adiante uma ambiciosa agenda de reformas para a modernização do Brasil, que envolve necessariamente maior inserção na economia global”, acrescentou.

Segundo o Portal R7, Temer ainda falou sobre o sistema de comércio praticado pelos países da América Latina. “Ao longo de décadas, construímos um sistema multilateral de comércio que já provou sua utilidade no sistema que se mostra fundamental para facilitar e ampliar o comércio e os investimentos”, avaliou. “Um sistema, enfim, que é fonte de segurança jurídica”, completou.

  • Foto: Twitter/ Michel TemerTemer assinando Temer assinando declaração para fortalecer compromisso com comércio multilateral

Em seus aproximados cinco minutos de fala, Temer ainda criticou o protecionismo como uma maneira de defender a economia. “Comércio e investimentos geram crescimento, emprego e prosperidade. A história já nos ensinou que isolamento não é solução. É ilusório pensar que o protecionismo seja caminho sustentável para o desenvolvimento ou para os povos.”

Ainda de acordo com o peemedebista, a OMC ajuda a integrar o comércio entre os países. “O que, de fato, traz desenvolvimento é mais e mais integração. É em nome de mais integração que defendemos a OMC.”

O evento deste domingo (10) contou com a presença de líderes mundiais e Temer foi recebido pelo presidente da Argentina, Maurício Macri.

Sobre a reforma

O presidente Michel Temer mostrou-se confiante neste domingo (10) sobre a futura votação da reforma da Previdência, mas admitiu que, se sua aprovação não for possível, “vamos encerrar a discussão ainda neste ano e esta matéria da Previdência não vai parar”. Após participar da cerimônia de abertura da XI Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Buenos Aires, o presidente comentou que nesta manhã conversou com os presidentes do PP, PSD e PRB e assegurou que “estão todos entusiasmados para o eventual fechamento da questão”.

“Para não dizer que não falei de flores, quero dizer que a reforma da Previdência vai muito bem. O presidente (da Câmara) Rodrigo Maia (DEM-RJ) resolveu começar a discussão na quarta-feira, e seguirá naturalmente até segunda e terça (da semana seguinte), e quem sabe na terça-feira nós conseguimos fechar” disse Temer.

De acordo com o Globo, perguntado sobre sua segurança em relação à aprovação da reforma, o presidente tentou transmitir otimismo, mas não descartou a possibilidade de que a medida não consiga ser aprovada este ano.

“Fecharam a questão já o PMDB, o PTB e o PPS, hoje pela manhã falei com os presidentes do PP e do PSD e do PRB e estão todos entusiasmados para o eventual fechamento da questão. Eu suponho que talvez seja possível, mas se não for, nós vamos encerrar a discussão ainda neste ano e esta matéria da Previdência não vai parar. Se não for neste ano, será no início do ano que vem”.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.