Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Presos fazem rebelião na Penitenciária Vereda Grande em Floriano

Os presos dos pavilhões A, B e C da Penitenciária Regional de Floriano, conhecida como Vereda Grande, a 240 km de Teresina, utilizaram pedras e pedaços de ferro durante a insurreição.

Uma rebelião de detentos do sistema prisional do estado foi registrada no final da manhã desta quinta-feira (21). Os presos dos pavilhões A, B e C da Penitenciária Regional de Floriano, conhecida como Vereda Grande, a 240 km de Teresina, utilizaram pedras e pedaços de ferro durante a insurreição na unidade prisional.

De acordo com sindicato dos agentes penitenciários (Sinpoljuspi), o motim foi contido por volta das 13h. "A situação agora está sobre controle, mas quebraram tudo. Os pavilhões A, B e C começaram a jogar pedras nos agentes e quebrar as celas, pegaram os ferros que eles tiram da estrutura da coluna dos pavilhões e vieram armados com isso para cima dos agentes, mas a resposta foi rápida", informou o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira.

  • Foto: Thais Souza/GP1 Zé RobertoZé Roberto

O Sinpoljuspi informou ainda que foi preciso o apoio da Polícia Militar e de agentes penitenciários que estavam de folga para conter a rebelião, mas que dentro da unidade ainda há um grupo causando tumulto. "Cerca de 30 presos dentro das celas, fazendo barulho e quebrando tudo", afirmou José Roberto.

Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, a motivação dos presos para se amotinarem foi uma suposta proibição, por parte do "comando de greve" dos agentes penitenciários, da entrada de visitas com sacolas na unidade prisional.

“Vamos comunicar, na Justiça, por meio da Procuradoria Geral do Estado, o fato de o tal 'comando de greve' não estar cumprindo com a determinação judicial de permitir que as visitas entrem com sacolas nos presídios e vamos cobrar para que arquem com o gasto que teremos que fazer na recuperação da unidade", declarou Oliveira.

A greve dos agentes penitenciários já dura 10 dias em todas as unidades prisionais do estado e segue sem previsão de término. Na terça-feira (19), foi realizada uma reunião entre a Sejus e a categoria, mas não houve acerto entre as partes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.