Fechar
GP1

Piauí

Presos reabrem túnel na Casa de Custódia de Teresina

O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) ao GP1.

Os presos da Cela 3 do Pavilhão B, na Casa de Custódia de Teresina, reabriram um túnel, que está em reforma, por volta de 3 horas desta terça-feira (24). O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) ao GP1.

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiTúnel encontrado na Casa de Custódia de Teresina(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Túnel encontrado na Casa de Custódia de Teresina

Segundo o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, o túnel está na cela 5, que mesmo isolada, os presos da cela 3 conseguiram a abertura do mesmo. “O fato é que a Secretaria de Justiça mandou apenas tampar a boca desse túnel, e a parte interior continua precisando de uma reforma eficiente, daí que os presos observaram o péssimo serviço, por isso que hoje novamente eles foram encontrados já dentro desse túnel, fazendo outra escavação a fim de conseguirem fugir da penitenciária”, afirmou.

Imagem: Lucas Dias/GP1Kleiton Holanda(Imagem:Lucas Dias/GP1)Kleiton Holanda

O túnel está sobre a fiscalização dos agentes penitenciários, onde inclusive foram os próprios que evitaram uma provável tentativa de fuga, que seria cerca de 30 detentos, caso eles conseguissem adentrá-lo totalmente. “A vistoria já está acionada, apesar que a fiscalização está ocorrendo apenas por olho nu. Os presos haviam cerrado a cela 3 e com os ferros, eles quebraram o cadeado da cela 5, onde depois conseguiram tirar a massa do buraco desse túnel, que estava mole devido a reforma ter começado recentemente”, complementou Kleiton Holanda.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí alerta que falta material para tampar o buraco por completo, inclusive fazer uma compactação no mesmo a fim de que os presos não consigam novamente abri-lo. Em menos de 24 horas, foram encontrados dois túneis na Casa de Custódia de Teresina. O último foi nesta segunda-feira (23).

Outro lado

A Secretaria de Justiça (Sejus) do Piauí informou que reformas estão sendo feitas na Casa de Custódia, desde o motim da semana passada, inclusive as equipes de engenharia estão no local para prosseguir com a restruturação da Casa de Custódia. O órgão garantiu que tanto a entrada, como a parte interna e a saída do túnel será todo reestruturado a fim de conseguirem abortar possíveis tentativas de fugas.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.