Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PRF alerta para riscos nas estradas no retorno do feriado no PI

O inspetor Fabrício Loiola elencou algumas das principais causas de acidentes nas estradas.

Desde a última sexta-feira (11) e até esta terça-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando a Operação Proclamação da República, que foi deflagrada com o objetivo de intensificar a fiscalização durante o feriado prolongado, onde o número de veículos nas estradas aumenta. O GP1 ouviu o inspetor da PRF, Fabrício Loiola, que deu dicas de como obter uma viagem de retorno sem transtornos.

O inspetor elencou algumas das principais causas de acidentes nas estradas. “No retorno do feriado, os motoristas precisam tomar cuidado principalmente com a questão da ultrapassagem, no excesso de velocidade e na alcoolemia. Nós vemos números elevados desses casos, o que preocupa a PRF porque estão diretamente relacionadas aos acidentes”, alertou Fabrício Loiola. “É necessário também planejar a viagem, sair com calma, retornando sempre atentas. Deve-se tomar cuidado com os animais na pista. Nós apreendemos cerca de mil animais todo ano no Estado, mas mesmo assim é sempre um problema”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fabricio LoiolaInspetor Fabricio Loiola.

Segundo Fabrício Loiola, a estrutura de algumas rodovias do Estado podem oferecer riscos de acidentes. “O Piauí não tem vias duplicadas e nem anel viário para desviar dos trechos urbanos. E isso complica a situação, potencializando o risco de atropelamentos. Os motoristas devem respeitar a realidade dos municípios do interior, quando passar por eles”, informou Fabrício Loiola.

“Todos nós somos responsáveis por um trânsito seguro, pela proteção à vida, pelo convívio harmônico. Devemos saber que quando usamos uma via pública, há outras pessoas, com interesses diferentes. O trânsito apenas reflete o nosso comportamento”, finalizou.

Balanço parcial da Operação Proclamação da República

Até o momento, 2.671 pessoas foram fiscalizadas, dentre elas, 37 dirigiam sob efeito de álcool, 70 circulavam de motocicleta sem capacete, 77 faziam ultrapassagens proibidas e 217 foram flagradas em excesso de velocidade. 13 pessoas foram presas por razões diversas. Dos 1.482 veículos fiscalizados, 52 ficaram retidos.

Em relação aos acidentes, foi registrado até agora o total de 11, com um óbito, que aconteceu à meia-noite deste domingo (13) no KM 517 da BR 343 em Floriano, em decorrência de um atropelamento de animal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.