Fechar
GP1

Saúde

Primeira morte por vírus Zika é confirmada

O paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho.

O primeiro caso de morte por vírus ZIka no país foi confirmado na sexta-feira (27) pelo Instituto Evandro Chagas. O paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. A pessoa tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico.

Segundo a Agência Brasil, a doença é transmitida por meio da picada do Aeds aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. O Instituto Evandro Chagas, que tem sede em Belém,  foi quem analisou as amostras de sangue do paciente infectado.

Imagem: Fabrizio Pensate O paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho.(Imagem:Fabrizio Pensate) O paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho.

O Ministério da Saúde comunicou por meio de nota que já foi notificada sobre o caso e na próxima semana deve dar um posicionamento sobre a primeira morte confirmada pelo vírus Zika.

Vírus Zika


Febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas são as principais sintomas da doença.

O tratamento recomendado é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Varias pessoas apresentaram a doença no começo do ano em todo país. Mas o Nordeste foi a região que mais registrou casos da doença.

Microcefalia


De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, o resultado preliminar dos exames feito em fetos com microcefalia afirma que há fortes indícios de que houve infecção por zika vírus.

A análise foi feita a partir do líquido amniótico de dois bebês de Campina Grande, no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O material foi coletado pela médica que acompanha o surto de pacientes com má formações, a neuropediatra Adriana Melo.

A hipótese de relação com o zika vírus começou a ser levada em consideração após as gestantes afirmarem ter apresentado febre baixa, coceiras e vermelhidão (sintomas clássicos de zika) nos primeiros meses de gravidez.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.