Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Primeiro satélite brasileiro pode ser lançado ainda este ano

O custo do projeto gira em torno de R$ 2,3 bilhões.

Imagem: Reprodução/Agencia EstadaoClique para ampliarPrimeiro satélite brasileiro pode ser lançado ainda este ano(Imagem:Reprodução/Agencia Estadao)
O primeiro satélite geoestacionário brasileiro está previsto para ser lançado entre dezembro deste ano a fevereiro de 2017. O custo do projeto gira em torno de R$ 2,3 bilhões. As informações são da Agência Estadão.

As pessoas que ficarão responsáveis pela operação do satélite foram treinar na França, onde o mesmo foi criado. O centro de controle do equipamento já está com toda sua estrutura montada, com localização em Brasília.

O equipamento possui uma grande antena de 36 mil quilômetros de altura, que está instalada no Lago Sul, em uma área residencial da capital brasileira. Por essa estrutura, cerca de 140 operários vão estar em revezamento para operacionalizarem o satélite.

Além dessa antena, outra estação de backup será configurada no Rio de Janeiro, podendo assumir 100% do controle da operação, caso seja preciso. Além disso, há cinco estações de acesso, distribuídas em Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Campo Grande (MT) que poderão também fazer a comunicação com o satélite.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.