Fechar
GP1

Piauí

Pró-Estágio oportuniza mais inclusão social e oportunidade de emprego

Através do Programa, os alunos receberam capacitação na UFPI, onde receberam noções básicas de atendimento, vendas, secretariado, entre outros

Oportunidade de capacitação profissional e emprego são alguns dos objetivos almejados pelos estudantes de Parnaíba contemplados no Programa Pró-Estágio, desenvolvido numa parceria municipal e empresas privadas daquela cidade.
Imagem: Francisco LealAlunos do Pró-Estágio de Parnaíba(Imagem:Francisco Leal)Alunos do Pró-Estágio de Parnaíba

Instituído pela Lei Complementar nº 005 de 18 de agosto de 2014, o Pró-Estágio tem o objetivo de proporcionar aos estudantes parnaibanos da rede pública de ensino, de idade entre 14 e 24 anos, com melhores notas e assiduidade, a primeira oportunidade de experiência profissional através de um estágio remunerado.

O programa é executado através de parceria firmada entre o município de Parnaíba e as empresas privadas que fizerem adesão ao programa. A prefeitura municipal de Parnaíba se responsabiliza pelo pagamento de 50% do valor do estágio e o empresário paga os outros 50%.

Através do Programa Pró-Estágio, os alunos selecionados receberam capacitação na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde receberam noções básicas de atendimento, vendas, informática, secretariado executivo e relações interpessoais, entre outros.
Imagem: Francisco LealGovernador recebe alunos do Pró-Estágio de Parnaíba (Imagem:Francisco Leal)Governador recebe alunos do Pró-Estágio de Parnaíba

Trata-se de um programa onde todos saem ganhando. “O estudante tem a oportunidade de se especializar profissionalmente e o empresário tem a oportunidade de contribuir com a comunidade escolar ofertando experiência profissional a um baixo custo. E ganha também a sociedade que passa a ter mão de obra qualificada, apta a ingressar no mercado de trabalho”, comenta.

De imediato serão contemplados 50 jovens em 20 empresas que já aderiram ao programa. Medson Cerqueira Lima, 17 anos, aluno do 9º ano do CAIC, é um dos beneficiados. Ele vê no estágio a concretização de estar no mercado de trabalho. “O projeto vai nos ajudar no nosso profissionalismo, vai nos tornar mais qualificados”, comemora. Outro exemplo é Ana Lúcia Santos do Nascimento, 17 anos, aluna do 3º ano da Unidade Escolar Cândido Oliveira. Ela explica que está muito feliz pela oportunidade. “É um momento que nós, jovens, temos de conviver com outras pessoas, trabalhar em grupo, despertarmos para uma consciência melhor sobre tudo. Estou muito feliz”, enfatiza.

O governador Wellington Dias relatou que passou por programa de estágio aos 14 anos no Banco do Nordeste, onde depois foi aprovado em concurso público. “O estágio é uma oportunidade concreta de aprendizagem, de amadurecimento, crescimento pessoal. O estagiário torna-se mais experiente, principalmente, no mundo do trabalho. Que esse programa promova uma concorrência positiva entre os alunos, que vão se empenhar mais nas escolas e sirva de exemplo para outros municípios e assim promover mais inclusão social.”

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.