Fechar
GP1

Piauí

Procissão do Fogaréu atrai milhares de pessoas de todo o país para Oeiras na Semana Santa

A fé da população do estado mais católico do Brasil se renova no período mais importante para a cultura cristã.

No Piauí, estado mais católico do Brasil, a tradição da Quaresma e da Páscoa é muito presente entre a população. Neste período que lembra o tempo em que Cristo ficou no deserto, Sua Paixão e Ressurreição, é marcado por rituais que unem gerações e se renovam com base na fé entre aqueles que compartilham uma visão cristã de espiritualidade.

Para os católicos, a Quaresma se inicia na quarta-feira de Cinzas, logo após o Carnaval, e vai até o Domingo de Páscoa. O período é marcado pela abstinência da carne vermelha, penitência e reflexão que buscam uma ressurreição própria, remetendo o exemplo de Jesus Cristo, em busca de novas atitudes, mais solidárias e humildes.
Imagem: Regis FalcãoProcissão do Fogaréu(Imagem:Regis Falcão)Procissão do Fogaréu

O povo piauiense tem raízes religiosas que se mantêm nesse período e são retificadas com a manifestação de procissões em várias cidades. As celebrações mais famosas da Semana Santa no Piauí ocorrem no Sul do Estado, nos municípios de Oeiras, Floriano e Bom Jesus.
Oeiras possui eventos famosos, como a Procissão dos Passos e a do Fogaréu, que reúnem milhares de fiéis pelas ruas históricas da Primeira Capital. A procissão de Bom Jesus dos Passos, realizada no último domingo (13), simboliza a prisão de Jesus, no morro do Rosário, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Rosário e de onde sai o cortejo.

Já a do Fogaréu que ocorre nas Quintas-Feiras Santas e tem a participação apenas de homens, simbolizando a perseguição dos soldados romanos a Jesus. O ato é um verdadeiro um espetáculo visual com realce para a cultura cristã na histórica primeira capital do estado.
Para o historiador Júnior Viana, do ponto de vista religioso, os rituais são como um momento de espiritualidade e reflexão e de aproximação a Cristo. Mas do ponto de vista da História, verificamos, em Oeiras, uma tradição secular passada de pais para filhos.

“Olhamos pelo lado da religião, mas também pelo lado cultural, porque piauiense, e especialmente oeirense, vive pela fé. Quando ele vive esses rituais, percebemos que a fé é algo de cada um, mas também uma construção coletiva, uma manifestação da cultura de Oeiras”, analisa o professor.

Outro município de destaque na manifestação da religiosidade é Floriano se destaca com a encenação do espetáculo Paixão de Cristo, em dos maiores teatros a céu aberto do país. Realizada pelo grupo Escalet, a apresentação será realizada nos próximos dias 18 e 19, com participação de atores de renome nacional. Este ano, o espetáculo chega a sua 19ª edição, mostrando a trajetória de Jesus Cristo, do batismo à ressurreição.

A programação da Semana Santa em Bom Jesus, no extremo Sul do Piauí, também se consolidou com o espetáculo Paixão de Cristo, encenada ao ar livre no salão da serra de Bom Jesus. Lá, a encenação acontecerá na sexta-feira santa, dia 22 de abril. Cerca de 60 atores encenarão os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.