Fechar
GP1

Piauí

Procissão do Senhor Morto leva milhares de fiéis às ruas de Picos

Conforme a tradição milhares de católicos percorreram as principais ruas da cidade em procissão com as imagens do Senhor Morto e de Maria

Milhares de pessoas lotaram as ruas centrais de Picos no final da tarde e início da noite desta sexta-feira santa, 18 de abril, para participar da tradicional Procissão do Senhor Morto. A data marca a morte de Jesus Cristo, que, segundo reza a tradição cristã, ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus.
Imagem: José Maria Barros/GP1Fiéis lotam praça Justino Luz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fiéis lotam praça Justino Luz
Antes da tradicional procissão, aconteceu na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios a via sacra organizada pelos casais. Em seguida, a solene ação litúrgica da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus e o beijo da cruz.

Como parte das celebrações da sexta-feira santa em Picos, houve ainda o descimento da imagem do Senhor Morto da Cruz e a mensagem do bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva. Ele relembrou as sete palavras proferidas por Jesus Cristo no momento em que era crucificado na cruz e o significado de cada uma delas.
Imagem: José Maria Barros/GP1Multidão toma as ruas de Picos em procissão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Multidão toma as ruas de Picos em procissão
Segundo o Evangelho de Mateus 27:46, perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: (1) “Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (2) "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). (3) "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43). (4) "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46). (5) "Mulher, eis aí o teu filho!" e "Eis aí tua mãe!" (João 19:26-27). (6) "Tenho sede" (João 19:28). (7): "Está consumado!" (João 19:30).

Após as palavras de dom Plínio José, milhares de fiéis seguiram em procissão pelas ruas da cidade, retornando para a Igreja Catedral. Durante o percurso, muitas pessoas aproveitaram o momento para pagar promessas e renovar os pedidos. De pés descalços alguns demonstravam toda fé e devoção a Jesus Cristo e a Maria.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio explica o significado das sete últimas palavras proferidas por Cristo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio explica o significado das sete últimas palavras proferidas por Cristo
Imagem: José Maria Barros/GP1Descimento da imagem de Cristo da Cruz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Descimento da imagem de Cristo da Cruz


Significado


O Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, disse que aquele momento era muito significativo para ele e muitas pessoas.

“Contemplamos a Paixão de Cristo na certeza da vitória com a ressurreição no terceiro dia”, destaca.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Chiquinho fala do significado da data(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Chiquinho fala do significado da data
O pároco avaliou como positiva a expressiva participação do povo em todas as celebrações da Semana Santa em Picos, especialmente a Sexta- Feira da Paixão. Como de costume, na Procissão do Senhor Morto foi registrado o maior número de pessoas. Milhares delas lotaram a praça Justino Luz e as principais ruas do centro da cidade, a maioria fizeram todo o percurso carregando velas.

Neste sábado, 19, a Igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio. A partir das 20h, Vigília Pascal na Igreja Catedral, oportunidade em que haverá a renovação das promessas batismais. No domingo, 20, às 9h, missa pontifical da Páscoa e as 17h procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral e encerrando com a missa.
Imagem: José Maria Barros/GP1Beijo da Cruz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Beijo da Cruz
Imagem: José Maria Barros/GP1Multidão acompanha a celebração(Imagem:José Maria Barros/GP1)Multidão acompanha a celebração


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.