Piauí - Picos

Procissão do Senhor Ressuscitado encerra Semana Santa em Picos

Com a imagem do Cristo Ressuscitado, centenas de católicos percorrem as principais ruas da cidade em procissão.

JOSÉ MARIA BARROS

Procissão encerra Semana Santa na cidade de Picos

A tradicional Procissão do Senhor Ressuscitado realizada no final da tarde e início da noite deste domingo, 16, encerrou as atividades alusivas a Semana Santa em Picos. Os devotos atenderam ao chamamento da Igreja e marcaram presença.

A procissão deixou a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios por volta das 17h30 e seguiu o trajeto original. Seguiu pela rua Santo Antônio e passou pela avenida Getúlio Vargas, praça Félix Pacheco, rua coronel Luís Santos, praça Josino Ferreira, ruas do Cantinho, Olavo Bilac e coronel Francisco Santos.

Durante o trajeto foram feitas duas paradas para reflexão sobre a Ressureição de Cristo e seu significado na vida dos cristãos. A Procissão foi conduzida pelo padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e pelos colegas de sacerdócio João Pereira (Joãozinho) e David Barros.

Após a procissão, foi celebrada a missa da ressureição na Igreja Catedral que estava tomada de fiéis. Na oportunidade, ocorreu a solenidade de lançamento do Ano Pastoral.

Páscoa

Segundo os historiadores, a Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.

A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.