Piauí - Teresina

Procissão encerra festejos de São Francisco de Assis em Teresina

Procissão terá início às 17h30 e logo após haverá uma missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto.

NAYRANA MEIRELES

- atualizado

Os católicos celebram nesta quarta-feira (04), o Dia de São Francisco de Assis, o santo dos pobres e protetor dos animais. Em Teresina, em comemoração à data, encerram-se os festejos da Paróquia Santuário São Francisco de Assis, localizado no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina.

A partir das 17h30 haverá uma uma procissão em comemoração a festa de São Francisco. Logo após a procissão será realizada uma missa, que deve ter início às 19 horas que será presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.

  • Foto: Facebook/Paróquia Santuário São Francisco de AssisParóquia Santuário São Francisco de AssisParóquia Santuário São Francisco de Assis

Os festejos tiveram início no dia 25 de setembro. Na programação desta quarta já foram realizadas trêss missas, uma às 6h da manhã, com laudes e café partilhado; outra às 8h, com doentes e idosos e a última com novena de São Francisco, às 12h. Já às 15h haverá outra missa e o terço da misericórdia.

História

São Francisco de Assis nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Na juventude de Francisco, por volta de 20 anos, uma guerra começou entre as cidades italianas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo.

Durante sua a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Ela pedia para ele "servir ao amor e ao servo". Em um dia simples, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, ele sentiu que o crucifixo falava com ele. Repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". O santo vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da igreja e pediu permissão para viver com ele. Francisco tinha 25 anos.