Piauí - Teresina

Procissão reúne devotos de São Francisco de Assis no Dirceu

Os festejos tiveram início no dia 25 de setembro e hoje, dia de São Francisco de Assis, aconteceu a tradicional procissão.

RAISA BRITO

- atualizado

Fiéis participam da procissão de São Francisco de Assis no Dirceu

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (04), a procissão de encerramento dos festejos da Paróquia Santuário São Francisco de Assis, localizada no bairro Dirceu I, zona sudeste de Teresina. O ato reuniu cerca de 5 mil fiéis.

Os festejos tiveram início no dia 25 de setembro e hoje, dia de São Francisco de Assis, aconteceu a tradicional procissão. A missa está começou às 19 horas.

Irlamar Maria, 60 anos, contou que sempre participa da procissão: “Eu moro aqui no Dirceu há muitos anos, inclusive faço parte da Legião de Maria, e sempre participo dos festejos e também da procissão. Todo ano é uma festa linda”, afirmou.

História de São Francisco

São Francisco de Assis nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Na juventude de Francisco, por volta de 20 anos, uma guerra começou entre as cidades italianas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo.

Durante sua a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Ela pedia para ele "servir ao amor e ao servo". Em um dia simples, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, ele sentiu que o crucifixo falava com ele. Repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". O santo vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da igreja e pediu permissão para viver com ele. Francisco tinha 25 anos.