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Procon atua sites por promoções enganosas na Black Friday

As denuncias partiram de consumidores que se queixaram de falsas promoções anunciadas na Black Friday.

Três sites foram atuados pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (27). As denuncias partiram de consumidores que se queixaram de falsas promoções anunciadas na Black Friday. Além do Submarino, Americanas.com e Hotel Urbano, o Norte Shopping também apresentou irregularidades.

Segundo o G1, o site Submarino teve quatro atuações que estavam com preços maquiados. Um exemplo dado pelo órgão foi uma lavadora de roupas Brastemp, que era vendida há um mês por R$ 899,99 e hoje estava por R$ 894,63. O site havia informado que valor anterior era de R$ 1.3000.

Imagem: DivulgaçãoAs denuncias partiram de consumidores que se queixaram de falsas promoções anunciadas na Black Friday. (Imagem:Divulgação)As denuncias partiram de consumidores que se queixaram de falsas promoções anunciadas na Black Friday.

O Procon ainda disse que no Americanas.com, o preço do boleto acima do anunciado. O smartphone Samsung Galaxy Note 4 era anunciado com o preço de R$ 1.709,05 para o pagamento no boleto. Porem quando o documento era gerado, o valor era de R$ 1.803,99.

Já site do Hotel Urbano estava oferecendo pacotes de viagem com preço promocional igual ao mesmo ofertado pelo site em dias anteriores. Uma consumidora tirou foto para comprovar o fato.

De acordo como Procon, O Norte Shopping anunciou que estaria aberto durante a Black Friday a partir das 7h. Entretanto, às 9h as lojas ainda se encontravam fechadas. O estabelecimento foi autuado por propaganda enganosa.

Origem da Black Friday


A megapromoção é originária dos Estados Unidos e já é a terceira maior data com maior volume de vendas no Brasil, perdendo apenas para o dia das mães e do natal. As promoções americanas fazem com que pessoas durmam nas filas das lojas.

Os varejistas têm expectativas altas para a Black Friday, já que 2015 foi um ano fraco para os varejistas. São esperadas vendas entre 1,5 bilhão e 1,9 bilhão de reais, cerca de 12% a mais do que as vendas em 2014.

A tentação é grande, visto que as palavras “desconto” e “promoção” estão em todos os lugares. Para evitar gastos desnecessários, o Guia Bolso selecionou dicas para aproveitar a sexta-feira de descontos.

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